Em cumprimento à Lei Federal nº 12.334/2010 e às diretrizes da Portaria nº 1634/2021, do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Governo do Estado de São Paulo, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste instalou placas de sinalização nas regiões próximas à bacia do Ribeirão dos Toledos. A medida faz parte do Plano de Segurança de Barragens que instituiu o PAE – Plano de Ação de Emergência.
A sinalização orienta sobre os procedimentos de evacuação dos locais de risco de eventual inundação de água em caso de rompimento de barragem das represas de abastecimento do município.
As placas informam as rotas de fuga com indicação do caminho até o ponto de encontro, que é o local seguro e fora de risco. A ação tem o empenho e o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, os quais seguem em treinamentos específicos ministrados pela equipe da Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos do DAE de Santa Bárbara.
De acordo com o cronograma, um simulado de evacuação será realizado no dia 28 deste mês (sábado) no Jardim Conceição, no período da manhã, com acionamento da sirene a partir das 9 horas. O DAE solicita a colaboração dos moradores para que, ao ouvir a sirene, possam se dirigir ao ponto de encontro que fica na academia ao ar livre do bairro (identificado na placa). No local, os moradores terão explicações e orientações do procedimento. Lembrando que se trata apenas de um simulado. Outros pontos das áreas de risco terão o simulado agendado em data futura.
O DAE reforça que tal ação atende exigência do DAEE e informa que as barragens das represas são monitoradas diariamente e no momento não apresentam nenhum risco para população.