Pan 2023: Americanense Felipe Bardi é prata nos 100m; José “Balotelli” leva prata no decatlo

Felipe Bardi na final dos 100m rasos do Pan de Santiago — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Atual recordista brasileiro dos 100m rasos masculino com 9s96, Felipe Bardi, atleta americanense, conquistou a medalha de prata na mesma prova nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Na final, disputada na noite desta terça, o paulista de Americana fez 10s31, terminando atrás do dominicano Jose Alnardo Gonzalez, ouro com 10s30.

Emanuel Archibald, da Guiaana, também fez 10s31 e terminou em terceiro, ficando com o bronze graças ao photochart. Amigo de Felipe e primeiro brasileiro a baixar os 10s nos 100m rasos (9s97), Erik Cardoso acabou em quarto com 10s36.

– Fico muito feliz por essa medalha. Meu primeiro Pan-Americano. É claro que eu queria fazer um tempo melhor, mas tenho certeza que eu dei o meu melhor para hoje. Fico feliz com a prata e só tenho a agradecer a todos do Time Brasil. O ouro não veio por um detalhinho. Agora é focar no revezamento (4x100m) masculino. Fico feliz de acabar o ano bem – disse Felipe Bardi.

Na entrevista, o medalhista de prata lembrou que a prova desta terça teve três tiros, uma vez que as duas primeiras largadas foram invalidadas.

– É algo que deixa a gente nervoso, que atrapalha, mas eu consegui me sair bem. Acho que fiz uma boa prova e não ganhei por um nariz. Agora peço que todos torçam pela a gente no revezamento 4x100m na quinta-feira – completou Bardi.

Prata no decatlo e bronze nos 5.000m

O Brasil obteve mais duas medalhas no atletismo nesta terça. Uma delas foi com José Fernando Ferreira, o Balotelli, prata no decatlo. O brasileiro fez 7.748 pontos, terminando atrás do chileno Santiago Adolfo Ford, ouro com 7.834. Completou o pódio o americano Ryan David Talbot, bronze com 7.742.

Nos 5.000m masculino, Altobeli da Silva conquistou o bronze. O brasileiro terminou a prova em quarto com o tempo de 14min48s18, mas acabou beneficiado com a desclassificação do mexicano Fernando Daniel Martinez. Martinez, que cruzou a linha de chegada em primeiro, tentou impedir com o braço a ultrapassagem do americano Kasey Knevelbaard.

O México contestou a decisão dos juízes, e a confirmação do pódio virá apenas nesta quarta. Com a desclassificação de Martinez, Kasey levou o ouro com o tempo de 14min47s69. A prata foi para o canadense Charles Philbert-Thiboutot com 14min48s02.

Na final dos 100m rasos feminino, Ana Carolina de de Jesus terminou em quarto com 11s58. Nos 100m com barreiras feminino, Ketiley Batista fez 13s31 na semifinal e avançou à decisão da prova. Diferentemente de Caroline de Melo, que correu o trecho em 13s62 e não passou da semi.

Por fim, no salto em distância masculino, Weslley Beviláqua terminou em sexto com 7,65m de marca.

Rolar para cima