Na noite do dia 7, a partir das 19h00, a Escola de Goleiros realiza uma noite de comemoração para alunos e convidados na sede do projeto.
A primeira Escola de Goleiros do Brasil e dona do maior Centro de Treinamento da América Latina chega, no próximo dia 7 de novembro, chega ao seu décimo oitavo aniversário. Com sua sede em Americana, interior do Estado de São Paulo, a 130 km da capital, atende gratuitamente cerca de 150 jovens, entre meninos e meninas de 7 a 18 anos, que buscam ser goleiros ou uma atividade física cheia de desafios. O projeto funciona através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo e tem apoio da Prefeitura de Americana.
Atualmente, a Escola de Goleiros é referência quando o assunto é prestação de serviço para a comunidade. Com um grupo de 6 professores com forte atuação e conhecimento no esporte, as aulas são direcionadas de acordo com a idade dos alunos. A estrutura oferece 3 campos de futebol, sendo dois no estilo society e um de grama natural, além de vestiários masculino e feminino, biblioteca com livros doados pela população, cozinha, almoxarifado e recepção.
As ações do projeto buscam em primeiro lugar oferecer qualidade de vida através de atividades físicas e lúdicas para os alunos. Em um segundo momento, a formação de goleiros para o futebol como acontece desde o início do projeto.
Guilherme Pegorari/Guarani, Daniel Fuzato – Getafe/ESP, Georgemy/Novorizontino, Bia Nicoletti/AlgSpor/Turquia, Perucchi/Cuiabá, entre tantos nomes que um dia sonharam em ser goleiros fizeram suas primeiras defesas no projeto e hoje são profissionais do futebol.
“Fiquei na Escola de Goleiros por mais de 5 anos, só tenho a agradecer por tudo o que fizeram por mim, aprendizados que que levo pra toda minha vida como goleiro e como homem. Só tenho a agradecer a todos vocês”, disse Georgemy, ex-aluno Camisa 1 e atualmente goleiro do Novorizontino.
Um dos principais nomes da posição no país e no mundo, Taffarel, ex-goleiro e atual treinador de goleiros da Seleção Brasileira, parabenizou os 18 anos do projeto e espera conhecer pessoalmente a escola. “Parabéns por este excelente trabalho que vocês tem feito. E tem como missão formar grandes homens, grandes profissionais e, lógico, muito bons goleiros. Sucesso pra vocês e que um dia possa estar presente para bater um papo legal”, disse o goleiro campeão do mundo.
Para Vander Batistella, idealizador da Escola de Goleiros, chegar aos 18 anos mostra uma história de perseverança, de acreditar nas suas ideias e de devolver para a comunidade, através do esporte, o que o futebol proporcionou durante sua carreira como jogador e treinador de goleiros profissional.
“É um momento marcante para mim e para a equipe, quando começamos nada existia, apenas um sonho, muita vontade de vencer e ajudar através do esporte melhorar a vida dos jovens. E com o apoio de muita gente e das empresas chegamos a este momento marcante. Chegamos a maioridade, mas nunca vamos perder nosso espírito de criança. E que mais pessoas possam ser atendidas e mais empresas possam colaborar com a doação do ICMS para a continuidade do projeto”, disse Batistella.
Conheça os apoiadores da Escola de Goleiros: Supermercados São Vicente, Papirus, MC Donald’s, Goodyear, Cinderela Fitas e Viés, Grupo MBM, UhlSport, Prefeitura de Americana, Governo do Estado de São Paulo/Lei de Incentivo ao Esporte.
Filme
E tudo isso virou filme e pode ser conferido no YouTube: “Escola de Goleiros – O Filme”. A história de sonhos de Daniel Fuzato, jogador de futebol profissional, e Vander Batistella, preparador de goleiros e idealizador da primeira Escola de Goleiros do Brasil, que juntos mudam o rumo de suas vidas através de uma das posições mais importantes entre os 11 titulares de um time de futebol, o goleiro.
Através desses personagens, você vai conhecer as dificuldades e alegrias que constroem o sonho de ser jogador profissional de futebol, e a persistência em criar um projeto social para contribuir com a comunidade, formar cidadãos e garimpar novos arqueiros para o futebol brasileiro.
Participações especiais de Taffarel, Carlos Gallo, entre outros preparadores de goleiros do país.O filme pode ser assistido gratuitamente no YouTube: https://youtu.be/xLpl_rV9FnY?si=Zxz20F7NHJP8maDW
Curiosidades:
– A Escola de Goleiros iniciou sua trajetória no dia 07 de novembro de 2005 no Ginásio do Centro Cívico de Americana. Neste dia, em sua primeira aula, uma forte chuva atingiu a cidade e por isso todo o cronograma foi transferido para um ginásio coberto. Mesmo com toda dificuldade do momento, a primeira aula foi realizada.
Dois meses depois, em janeiro de 2006, no Complexo Esportivo Ayrton Senna, em um espaço com pouca estrutura, a Escola de Goleiros começou a se desenvolver e transformar o espaço.
– A busca da Escola de Goleiros para o futuro é a construção de um Centro de Formação com dormitórios, salas de fisioterapia, psicologia, academia para receber alunos de outras cidades para receber os treinamentos oferecidos no projeto.
– Os treinamentos são realizados às segundas-feiras, quartas e sextas, em dois períodos: das 8h às 10h e das 14h às 16h
– Atualmente os projetos liderados pela Camisa 1 atendem 450 jovens – Escola de Goleiros e há 4 anos o projeto com todas as posições do futebol no Camisa 1 Futebol
Serviço
Escola de Goleiros Camisa 1
Rua Bahia s/n – Americana – Próximo ao clube Flamengo.