GAMA investe em sustentabilidade com a instalação de usina de energia solar na sede

 

A Guarda Municipal de Americana (Gama) está dando um passo significativo em direção à sustentabilidade e à economia de recursos com a implementação de uma usina de energia solar em sua sede, localizada no Jardim Colina. O contrato para a instalação foi firmado no último dia 21, e o investimento total será de R$ 198 mil.

Conforme especificado no edital da licitação, a sede da Gama possui duas entradas, sendo a principal na Praça Tiradentes e a lateral na Rua José Bonifácio, número 460. A usina, com capacidade máxima de 75 kWp (quilowatt-pico), será instalada sobre o telhado do vestiário da entrada lateral, construído com telhas metálicas do tipo sanduíche.

O coordenador de Planejamento da Gama, José Wendeo Nascimento Santos, destacou que a decisão de investir em energia solar decorre dos altos custos com eletricidade, principalmente devido ao funcionamento do centro de controle da “Muralha Digital” e outros setores administrativos. “A nossa estrutura de cobertura é extensa, e há necessidade de a gente começar a viabilizar a usina solar por conta do consumo. A intenção é reduzir esse custo. Isso vem de um plano de governo, que é uma questão de sustentabilidade”, explicou José, acrescentando que a implantação da usina foi uma recomendação do prefeito Chico Sardelli (PV).

Antes do início da instalação, o projeto passará por análises e orientações da CPFL Paulista. O prazo estipulado para a conclusão da obra é de 60 dias, a contar da autorização para o início da instalação.

Além dessa iniciativa, a Gama já projeta a instalação de uma segunda usina solar na entrada principal. A licitação para essa fase do projeto será aberta em um momento futuro, alinhada com a segunda etapa do plano de implementação sustentável da autarquia.

Gama ainda prevê a implantação de mais uma usina solar, na entrada principal – Foto: Junior Guarnieri / LIBERAL

Rolar para cima