Um incêndio atingiu uma empresa de reciclagem no distrito industrial de Valinhos (SP), no início da noite deste domingo (7). Ninguém se feriu. A mesma companhia foi atingida por chamas ao menos outras duas vezes desde 2019.
O incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de cinco cidades: Valinhos, Vinhedo (SP), Louveira (SP), Itupeva (SP) e Campinas (SP). O setor atingido pelo fogo armazena sucatas. As chamas ficaram muito altas e a fumaça assustou as pessoas que passaram pelo local.
Escavadeiras foram usadas para ajudar a remover o material. Caminhões-pipa também auxiliaram no trabalho.
O fogo começou por volta de 17h e, cinco horas depois, os bombeiros ainda trabalhavam no combate aos focos. Segundo testemunhas, um segurança escutou um barulho de explosão e verificou que o local já estava em chamas. Os funcionários acreditam que se trata de uma “combustão espontânea”.
A Defesa Civil vai fazer uma vistoria no local nesta segunda-feira (8) para verificar o que aconteceu e avaliar se aplicará ou não uma autuação à empresa.
A empresa, chamada Suleste Ambiental, foi atingida por pelo menos mais dois incêndios desde 2019:
Um deles começou durante a manhã de 3 de setembro de 2022, chegou a ser controlado, mas o forte vento reacendeu as chamas e o Corpo de Bombeiros precisou atuar novamente na área.
Em 2 de fevereiro de 2019, um galpão da empresa ficou destruído após um transformador estourar. Cerca de 75 toneladas de papel que estavam perto do transformador foram queimadas e bombeiros de seis cidades precisaram atuar no combate ao fogo.
A companhia faz a gestão de resíduos de outras empresas e fornece matéria-prima para o mercado de reciclagem. Em 2022, a Suleste chegava a movimentar 12 mil toneladas de papelão por mês.
Fonte: G1