Temporal com ventos e granizo alaga ruas e derruba árvores na região de Campinas

Um forte temporal acompanhado de ventos fortes, granizo e raios causou alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia na região de Campinas (SP) no final da tarde desta quarta-feira (31).

Em Campinas, a queda de uma árvore fechou uma das saídas do distrito de Barão Geraldo, no acesso da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), no sentido Paulínia (SP). Veja outros transtornos na cidade ao longo desta reportagem.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior volume de chuva tinha sido registrado no limite entre Hortolândia (SP) e Monte Mor (SP): 52 milímetros até 17h40.

Árvore caiu no distrito de Barão Geraldo em Campinas — Foto: Pedro Torres/EPTV

A Prefeitura de Hortolândia informou que, por conta do temporal, as equipes da Defesa Civil estão realizando atendimentos em vários pontos da cidade. Há registros de falta de energia na cidade. Veja balanço:

Rua alagada em Hortolândia — Foto: Arikem de Moura Ribeiro/ Arquivo pessoal

Pontos de alagamentos:

  • Rua Osvaldo José Andreotti,
  • Rua João Mendes, ao lado do Parque Chico Mendes
  • Rua Argolino de Moraes
  • Cruzamento das avenidas Olívio Franceschini x Santana

Quedas de árvores:

  • Rua Nelson Pereira Bueno
  • Amélia Basso Breda esquina com a Rua Sebastião Pereira da Silva

Ainda de Hortolândia, a EPTV, afiliada da Globo, recebeu imagens de alagamentos na avenida Luiz Camilo de Camargo e de queda de árvores no Parque Gabriel.

Em Campinas, vídeos mostram a chuva forte na cidade. Segundo a prefeitura, o temporal causou a queda de duas árvores sobre a rede elétrica.

“O maior índice de chuva registrado foi de 19,64 milímetros, na Vila Aeroporto, região Sudoeste de Campinas. O vento mais forte também foi nesta região: 77,8km/h, às 16h03, no Aeroporto de Viracopos”, diz o comunicado.

Também houve registro de queda de galhos na rua Emília Signori Bonatto, no Jardim Santa Genebra II e na rua Dr. Emílio Ribas, no Cambuí. Um muro caiu na rua Felisberto Brolezze, no Jardim Independência.

A administração informou ainda que a equipe de plantão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos foi acionada para a retirada das árvores e galhos.

Alagamento na avenida Luiz Camilo de Camargo, em Hortolândia — Foto: Arquivo pessoal

Outras cidades

Em Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP) moradores registraram uma chuva de granizo e ventos fortes durante o temporal.

Nota CPFL

A CPFL Paulista informa que as fortes chuvas que atingiram a cidade de Hortolândia, nesta quarta-feira, 31, impactaram trechos da rede de distribuição do município, como é o caso da região mencionada. A concessionária mobilizou todo o seu efetivo e trabalha, neste momento, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível.

Os maiores danos foram causados pela queda de árvores de grande porte inadequadas para áreas urbanas e plantadas sob a rede elétrica. Desta forma em alguns locais é necessária a atuação em conjunto com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros.

Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Por isso, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o corpo de bombeiros e aguarde o atendimento.

Volume de chuva por cidade

Segundo dados do Cemaden, até 18h00, os maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas por cidade eram:

  • Hortolândia/Monte Mor: 52 mm
  • Amparo: 49 mm
  • Holambra: 30 mm
  • Pedreira: 30 mm
  • Sumaré: 22 mm
  • Campinas: 19 mm
  • Valinhos: 14 mm

Rolar para cima