O litoral de São Paulo está sob alerta devido à chegada de uma frente fria, que trouxe consigo não apenas pancadas de chuva, mas também a previsão de mar bastante agitado nos próximos dias. Em Santos (SP), a Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de ressaca e ondas com até três metros de altura, especialmente entre esta Quarta-feira de Cinzas, 14, e sexta-feira, 16.
A baía e o estuário de Santos devem ser os locais mais impactados pela agitação marítima, com previsão de ondas ultrapassando três metros na tarde de quinta-feira, 15, conforme indicado pelo boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em parceria com a Defesa Civil local.
As condições climáticas também incluem chuvas, podendo ser intensas em alguns momentos, acompanhadas de trovoadas. O calor que vinha marcando os dias anteriores deve dar lugar a temperaturas mais amenas, com precipitações que podem se estender ao longo da quinta-feira, 15, embora em menor quantidade.
O acumulado de chuva esperado, entre terça e quinta-feira, varia de 45 a 90 milímetros, segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, com maior incidência prevista para esta quarta-feira.
O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos já está em alerta, devido à previsão de altura significativa das ondas, podendo evoluir para estado de “alerta” caso ultrapassem os três metros, especialmente na quinta-feira.
Apesar da expectativa de impactos mitigados nas estruturas urbanas costeiras, a Defesa Civil orienta cautela, especialmente aos praticantes de esportes náuticos, e recomenda atenção aos veículos estacionados em garagens subterrâneas.
A previsão do tempo para os próximos dias em Santos indica temperaturas entre 20ºC e 28ºC, conforme dados fornecidos pela Meteoblue. No entanto, vale ressaltar que o acumulado de chuva nas últimas 12 horas na região foi de 58mm, segundo dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo.