O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC aprovou a minuta referente ao convênio entre a Agemcamp e a Unicamp para implantação do Centro Regional de Meteorologia. Com valor de R$ 3 milhões em recursos do Fundocamp, o investimento visa a aquisição de um radar meteorológico inédito no país, que tem a capacidade de prever e informar sobre eventos naturais extremos, como tempestades severas, microexplosões, como aconteceu em 2016 em Campinas, entre outras, além de possibilitar uma análise mais minuciosa do clima na Região.
O aparelho será instalado na área do Cepagri, dentro da Unicamp, onde atualmente se encontra um radar do mesmo modelo, porém que será transferido para o Rio Grande do Sul no final deste ano, devido à sua característica itinerantes e de pesquisa. Segundo o Presidente do Conselho e Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Viera de Souza, o novo radar meteorológico terá papel fundamental para as ações das Defesas Civis Municipais de toda a RMC no sentido de reagir diante e situações adversas. De acordo com a Diretora Executiva da AGEMCAMP, Ester Viana, “a partir da aprovação desta minuta, o próximo passo será a assinatura do documento entre a Agemcamp e a Unicamp e demais trâmites para então fazer a aquisição do radar e implantação do Centro Meteorológico”.
FUNDOCAMP
Após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, realizou-se a primeira reunião do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) com os novos membros, eleitos na reunião do último mês. Desta vez, os membros elegeram a presidência, que, por aclamação, ficou sob a responsabilidade do Prefeito de Itatiba – Douglas Oliveira. Também tomaram posse como membros deliberativos do Conselho o Prefeito de Artur Nogueira – Ivan Vicensotti, a Vice-Prefeita da Valinhos – Laís Helena, Vitório Bando – gerente regional da CDHU; Carmem Tavares de Araújo Elias – Diretora Administrativa da AGEMCAMP e Viviane Moreira – Diretora Técnica da AGEMCAMP. O Conselho de Orientação foi criado para supervisionar a aplicação dos recursos do Fundocamp, oriundos de aportes financeiros repassados pelo Governo do Estado de São Paulo e pelos 20 municípios da RMC.
Mês das Mulheres
As ações em defesa dos direitos das Mulheres também foram destaque na pauta. O Secretário de Segurança de Monte Mor – Adelício Paranhos – apresentou os resultados do projeto Patrulha Maria da Penha no município, que visa acompanhar o cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres com benefícios do Poder Judiciário, acolher e orientar as mulheres em situação de violência e além disso, também oferecer atendimento voltado ao tratamento do agressor, oferecendo serviços sociais que envolvam atividades reflexivas, educativas e pedagógicas. O projeto é lei e as ações preventivas são realizadas pela Guarda Civil Municipal.
Do município de Nova Odessa, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Carla Lucena – apresentou o projeto Flor de Lótus, que tornou-se lei, voltado à proteção de mulheres em situação de violência, e também um segundo projeto, em andamento, que visa a implantação de abrigo na cidade para mulheres e crianças em situação de risco. Tanto a vereadora quanto o Secretário ressaltaram as ações integradas e constantes da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres, gerida pela Agemcamp.
Programa Mulheres de Peito
A carreta do programa Mulheres de Peito está percorrendo os municípios da Região Metropolitana de Campinas, disponibilizando com facilidade a realização do exame de mamografia às mulheres. Segundo a Diretora da Agemcamp, Ester Viana, esta ação regional é uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde à solicitação feita pelo Conselho de Desenvolvimento em 2017 para que o programa atendesse a Região neste ano de 2018. A carreta percorrerá entre março e abril os municípios de Itatiba, Engenheiro Coelho, Santa Bárbara d’Oeste, Paulínia, Pedreira e Artur Nogueira.
Vacinação da Febre Amarela
Ainda com relação aos cuidados ações de prevenção na área da Saúde, a Diretora Adjunta da Diretoria Regional da Saúde (DRS-7) – Jussara Chavarski de Souza – ressaltou a informação de que o Governo do Estado disponibilizou vacinas em quantidade compatível ao número da população de todo o Estado. Na Região de Campinas será realizado no próximo sábado uma grande campanha para vacinação nos municípios de Artur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.