Santa Bárbara d’Oeste registra mais uma morte por dengue hemorrágica

Ronald sonhava em ser jogador de futebol

Santa Bárbara d’Oeste enfrenta mais uma tragédia relacionada à dengue hemorrágica. Nesta quarta-feira (22), o menino Ronald Kaique Sodré Paz, de apenas 7 anos, residente no bairro Cidade Nova, faleceu. O atestado de óbito aponta problemas respiratórios como a causa da morte, mas exames realizados pela família confirmam que o garoto foi diagnosticado com dengue. Os familiares acusam os prontos-socorros da cidade de negligência médica.

A mãe de Ronald, a comerciária Vanessa Sodré, relatou que seu filho, asmático, começou a reclamar de dores na perna e ao redor dos olhos no sábado. Naquele dia, ela o levou ao Pronto-Socorro Afonso Ramos, onde foi medicado e liberado. No domingo, o quadro de saúde de Ronald piorou, e Vanessa retornou com ele à unidade de saúde pela manhã para realizar exames e voltou à noite para apresentar os resultados ao médico. Apesar dos sintomas, o profissional descartou a dengue, sugerindo que poderia ser um falso positivo.

Na segunda-feira, Ronald apresentou uma leve melhora. Porém, na terça-feira (21), seu estado se deteriorou. Com o menino apresentando manchas pelo corpo e cuspindo sangue, Vanessa procurou o Pronto-Socorro Edison Mano. Ela deixou a unidade por volta da 1h desta quarta-feira (22). Poucas horas depois, às 5h da manhã, Ronald foi levado novamente ao Pronto-Socorro Afonso Ramos. Lá, ele foi medicado, transferido para a semi-intensiva e intubado, mas não resistiu, falecendo às 9h40.

Vanessa acusa os prontos-socorros de negligência no atendimento. “No sábado, o médico já havia prescrito oxigênio para meu filho, mas não colocaram nele. Hoje que deram o oxigênio. Não pediram raio-x, foi negligência médica. Quem perde sou eu, que sou mãe, quem está sentindo a dor sou eu. Para eles é só uma estatística, mas para mim foi o meu bem mais precioso”, desabafa, revoltada. Ela acrescenta que o sonho de Ronald era ser jogador de futebol, um sonho interrompido precocemente.

A família pretende registrar um boletim de ocorrência por negligência médica. “No atestado de óbito colocaram problemas respiratórios, mas temos os exames aqui. Foi dengue, ele estava com o corpo cheio de manchas”, declarou Vanessa.

Ronald era filho de Mateus Trindade Paz e Vanessa Sodré dos Santos. O velório acontece nesta quarta-feira (22), das 20h às 23h, e o sepultamento será na sexta-feira (24), às 10h, no Cemitério Parque Castanhal, no Estado do Pará.

Até ontem (21), Santa Bárbara d’Oeste havia registrado duas mortes por dengue neste ano: em março, um homem de 39 anos, morador do bairro São Joaquim, e em maio, um homem de 80 anos, residente na Vila Boldrin.

Rolar para cima