O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana reinstalou na manhã desta terça-feira (11) o motor da segunda bomba do novo sistema de captação de água, retomando a retirada do volume total permitido do Rio Piracicaba. A autarquia anunciou que o abastecimento será normalizado gradativamente.
Os problemas começaram na madrugada do sábado (8), com o rompimento de uma junta de um registro, cuja causa está sob investigação. A situação foi agravada pela demora na comunicação do problema por um funcionário responsável pelo monitoramento, resultando na inundação dos maquinários e danificação dos motores. Este trabalhador foi afastado pelo DAE.
No sábado, a junta foi consertada e o antigo sistema de captação foi acionado para evitar desabastecimento total. Os motores das quatro bombas do novo sistema precisaram de manutenção, com o primeiro reinstalado na segunda (10) e o segundo nesta terça (11).
Atualmente, o DAE opera com o antigo sistema de captação e duas bombas do novo sistema, possibilitando a captação total de 1,3 mil litros de água por segundo do Rio Piracicaba. Os valores não estão fechados, pois ainda há dois motores em manutenção.
A retirada e transporte das bombas para reparos foram realizados pela autarquia, com suporte de uma empresa terceirizada.
O problema tem afetado o abastecimento de Americana desde sábado. Na segunda-feira, moradores dos bairros São Vito, São Luiz, Jardim Terramérica, Vila Amorim, Parque Gramado, Vale das Paineiras, Praia dos Namorados, Jardim da Balsa, Cidade Jardim e Santa Maria relataram falta d’água.
O DAE garantiu que a distribuição de água será normalizada gradativamente, pois os níveis dos reservatórios estão baixos devido à recente redução na captação.