Creche do Boer: Estado promete nova licitação em julho

Obra da creche está travada desde maio de 2021 – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, prometeu abrir em 6 de julho uma nova licitação para contratar a empresa que retomará a construção da Creche Escola do Jardim Boer, em Americana. A declaração foi dada nesta terça-feira (11) durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Holambra.

Iniciada em 2018 e atrasada há mais de quatro anos, a obra da creche está parada desde maio de 2021, quando o Estado rescindiu o contrato com a empresa responsável pela construção por inexecução. Uma nova licitação foi aberta no mesmo ano, mas não houve interessados. A estrutura tem sofrido com vandalismo e deterioração, apresentando marcas de umidade e rachaduras.

A situação tem incomodado moradores do bairro e pais de alunos da Escola Estadual Professora Leny Apparecida Pagotto Boer, localizada ao lado da creche.

Durante o evento desta terça, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), discutiu a obra com o secretário, que prometeu abrir uma nova licitação em 6 de julho. “Essa é uma demanda que vínhamos cobrando há meses o Estado e, hoje, após nova solicitação feita pessoalmente, recebemos essa excelente notícia”, disse Chico.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo confirmou a abertura do certame em julho e informou que, após a contratação, o prazo para conclusão da obra será de 210 dias. Portanto, a expectativa é de que a creche fique pronta em 2025, dentro do prazo estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deseja iniciar as aulas na unidade já no ano que vem.

Até o momento, 69,65% do prédio está concluído. A retomada tem custo estimado em R$ 2,4 milhões, conforme o edital da última tentativa de licitação. Quando abrir as portas, a creche atenderá 130 crianças de 0 a 6 anos de idade, na Rua Glória, com sete salas de aula, dois berçários, fraldário, lactário, solarium, sanitários e refeitório.

Rolar para cima