A devoção foi a palavra que definiu o sentimento dos fiéis que estiveram na Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana, na manhã desta quinta-feira (13), para celebrar o dia do padroeiro. Um dos eventos mais esperados foi a entrega dos bolos, um ato que se repete anualmente e atrai muitos religiosos.
Adriana Cortez Sacomandi, de 51 anos, foi a primeira da fila, chegando cedo para garantir sua vaga. Junto com sua irmã Genoveva Cortez da Silva, de 66 anos, e sua mãe Lourdes Cortez da Silva, de 85 anos, elas mantêm uma tradição de 20 anos de devoção. Adriana relembra sua experiência: “Eu compro [o bolo] pela minha saúde e da minha família. Há 26 anos, após o nascimento do meu filho, tive crise de pânico e fui agraciada com a cura pela intercessão do santo. Eu não deixo de vir aqui agradecer, todo ano eu venho.”
Anézia e Leonildo Bioto, de 72 e 77 anos, também são presença constante na celebração. Anézia relata: “Desde que me conheço por gente, venho aqui para pegar o bolo como forma de agradecimento pelas graças recebidas, entre elas a constituição da nossa família.” Leonildo complementa, destacando a importância de cuidar do lado espiritual: “Se as pessoas não cuidarem do lado espiritual, a parte material não vale nada.”
A confecção do bolo envolveu o trabalho de voluntários durante a madrugada de quarta para quinta-feira. A benção do bolo começou às 8h. Ivea Baldin, de 57 anos, uma das coordenadoras da festa e voluntária há 11 anos, compartilhou sua experiência: “A gente começa bem antes, dormimos pouco, mas no final tudo vale a pena. É muito gratificante participar deste momento e ver a fé nas pessoas. A gente faz tudo isso para Deus.”
Antes da benção, o reitor e pároco da Basílica de Santo Antônio, Valdinei Antônio de Oliveira, pediu uma salva de palmas aos voluntários e enfatizou que a tradição do bolo reforça os laços da fé. “Que todas essas celebrações sejam uma inspiração, para que nós, a exemplo de Santo Antônio, sejamos mais santos, neste caso, mais humanos, pessoas com mais caridade, com mais amor”, destacou o padre.
A programação do dia começou com uma missa às 7h. Das 8h ao meio-dia, houve a entrega dos bolos de Santo Antônio. Paralelamente, uma missa foi celebrada às 10h pelo bispo dom José Roberto Fortes Palau. Durante a tarde, ocorre uma procissão às 17h30, no entorno da igreja, seguida pela missa de Santo Antônio às 18h.