O governo de São Paulo anunciou a publicação de um edital para a concessão de 460 quilômetros de rodovias na chamada Rota Sorocabana. Esta iniciativa inclui a instalação de 18 novos pedágios, somando-se aos cinco já existentes ao longo da rota. O leilão está marcado para o dia 30 de outubro, com prazo para apresentação de propostas até o dia 25 do mesmo mês.
As rodovias a serem concedidas são atualmente administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), abrangendo trechos como a SP-79, que conecta a região de Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116), atravessando uma vasta área de Mata Atlântica na Serra do Mar.
De acordo com as autoridades, o projeto contempla investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Esses recursos serão direcionados para duplicações, faixas adicionais, marginais, construção de acessos e outras obras de infraestrutura viária em 17 cidades afetadas pela concessão, que se estende do km 34 da Raposo Tavares, em Cotia, até São Miguel Arcanjo.
A nova concessão incorpora trechos atualmente sob gestão da CCR Viaoeste, cujo contrato expira em março de 2025, além de outros trechos hoje administrados pelo DER, mas sem cobrança de pedágios.
O critério para seleção do vencedor será a maior outorga fixa paga ao Estado. Entre as obras previstas, destaca-se a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, num projeto orçado em R$ 152,5 milhões, com extensão até Piedade. Além disso, a Rodovia João Leme dos Santos, já duplicada entre Sorocaba e Salto de Pirapora, receberá mais trechos duplicados, beneficiando diretamente estas localidades.
O plano também prevê melhorias significativas na Rodovia Antunes Soares (SP-79), especialmente entre Salto e Juquiá, visando tornar mais seguro o trecho da Serra do Mar, que proporciona acesso à Régis Bittencourt e às praias do litoral sul de São Paulo.
Para a área de serra, estão programadas a construção de faixas adicionais na subida, acostamentos e rampas de escape, além de melhorias na sinalização. Essas intervenções dependerão de licenciamento ambiental devido à proteção do bioma pela legislação federal e pela Unesco, que o considera Reserva da Biosfera.
Novos pedágios com sistema automatizado
Os novos pedágios serão equipados com pórticos operando o sistema de tarifação automática conhecido como free flow (fluxo livre). As tarifas variarão de R$ 0,86 a R$ 12,20, dependendo do trecho da rodovia e serão cobradas em ambos os sentidos.
Concessão do lote Nova Raposo
Paralelamente, foi autorizada a concessão do lote Nova Raposo, que abrange intervenções significativas na Rodovia Raposo Tavares, entre a capital paulista e Cotia. Este trecho, atualmente sob administração do DER e sem cobrança de pedágios, receberá seis pórticos de cobrança eletrônica pelo sistema free flow ao longo de 93 quilômetros, em dez cidades da região metropolitana de São Paulo.
O projeto, que enfrenta críticas de ambientalistas e associações de moradores devido aos impactos ambientais e sociais previstos, inclui obras como a construção de túneis e viadutos na região do Butantã, em São Paulo, além de desapropriações e interferências em parques e áreas verdes.
Segundo o governo estadual, o projeto do lote Nova Raposo resultará em investimentos de aproximadamente R$ 7,1 bilhões, visando melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança na via. O edital final está previsto para ser divulgado nos próximos dias, conforme informado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.