Neste sábado, dia 31 de agosto, das 8h às 12h, a UBS (Unidade Básica de Saúde) 2 do Jardim São Jorge vai estar de portas abertas para um “Mutirão de Cuidados”, oferecendo uma série de serviços de Saúde gratuitamente à população de Nova Odessa. A iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura tem o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos essenciais e conscientizar sobre temas importantes, inclusive sobre o “Agosto Dourado”, mês de sensibilização para a importância do aleitamento materno.
Entre os serviços disponíveis, haverá a atualização da carteira de vacinação para todas as idades, permitindo que a população se mantenha protegida contra diversas doenças. Além disso, mulheres com idades entre 25 e 64 anos que não realizaram o exame de Papanicolau nos últimos dois anos poderão aproveitar a oportunidade para fazer a coleta. Trata-se de um exame fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.
De acordo com Juliana da Silva, coordenadora de Rede de Atenção Básica da Saúde Municipal, o objetivo da ação deste sábado na UBS do São Jorge é “conscientizar sobre o ‘Agosto Dourado’ e ampliar alguns atendimentos como vacina, aferição de pressão e glicemia, além da coleta do Papanicolau”.
A equipe da UBS 2 também realizará, durante toda a manhã, a verificação de pressão arterial e glicemia do público, além de promover serviços essenciais para o monitoramento de condições como hipertensão e diabetes – doenças que muitas vezes são silenciosas e necessitam de acompanhamento constante.
Além de toda a programação, os presentes ainda poderão participar de uma palestra voltada para gestantes e seus familiares, em comemoração ao encerramento do “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. Serão abordados temas cruciais como a importância da rede de apoio no aleitamento, cuidados com o recém-nascido, manobras de desengasgo em bebês e os benefícios do aleitamento materno para a saúde bucal.
Além de contar há décadas com a UBS 2, o Jardim São Jorge ganhou em abril deste ano mais um importante Serviço de Saúde construído pela atual gestão municipal, e que atende “metade” da população da cidade. Trata-se do novo CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), ambulatório de referência para consultas e exames nas áreas de Ginecologia e Mastologia da Rede Municipal.
O atendimento no CRESAM é pré-agendado e individualizado. Os agendamentos ocorrem por meio de encaminhamentos dos médicos da Rede de Atenção Básica, formada pelas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pelo Ambulatório de Especialidades da cidade. Ou seja, as mulheres são encaminhadas ao Centro para as consultas com especialistas e demais atendimentos por outros médicos – o que é facilitado por um sistema ágil de agendamento.
O Centro oferece consultas com médicos ginecologistas e mastologistas, exames de colposcopia e biópsia de mama, além de avaliações pré-cirúrgicas e do acompanhamento pós-operatório nestas áreas. Também são oferecidos Grupos de Planejamento Familiar, Menopausa e, agora, Pilates solo e do Programa “Respire Saúde” para quem quer parar de fumar – todos com uma equipe multidisciplinar. O CRESAM fica na Rua Florianópolis, nº 305.
Confira abaixo o cronograma do evento:
· 8h30 – Abertura com café da manhã
· 9h – Aleitamento materno e a importância da rede de apoio – Enfermeira Gislaine Rodrigues Camargo
· 9h30 – Cuidados com recém-nascido – Enfermeira Gislaine Rodrigues Camargo
· 10h – Manobra de desengasgo no bebê – Enfermeira Kátia Cristina Dias
· 10h30 – Benefícios do aleitamento materno na saúde bucal – Dentista Adriana Denadai
· 11h15 – sorteio de brindes.