Na madrugada desta quarta-feira (6), um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de tecelagem Tecifio, localizada na esquina das ruas Padre Manoel da Nóbrega e Abolição, na Vila Santa Catarina, em Americana (SP). Por volta das 4h, o Corpo de Bombeiros ainda combatia as chamas no local, com previsão de que os trabalhos prosseguissem até o período da manhã.
Moradores de condomínios próximos relataram ouvir estalos por volta de 1h45, logo antes de o prédio ser tomado pelo fogo, levantando suspeitas de um curto-circuito em uma caixa de força como possível causa, ainda não confirmada oficialmente.
Os bombeiros chegaram ao local por volta das 2h e encontraram o incêndio já alastrado na parte frontal do galpão. Durante o combate, foram ouvidas pequenas explosões vindas de dentro da fábrica. O tenente Guilherme informou que, embora o fogo tenha atingido toda a estrutura, o local já estava isolado e sem risco de propagação para áreas vizinhas. Não houve feridos.
Devido à intensidade do incêndio, a ação de controle é lenta e cuidadosa. Foram mobilizadas quatro viaturas dos bombeiros de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Defesa Civil de Americana.
O gerente da Tecifio, Claudinei Miranda, informou que uma das áreas afetadas abrigava teares de alto custo e estima um grande prejuízo material, mas ainda não possui uma avaliação precisa do impacto.