O atleta e nadador profissional americanense Diogo Zoppi esteve na Secretaria de Meio Ambiente apresentando o Projeto Esportivo Socioambiental do Leme ao Pontal. O objetivo é realizar em agosto, no Rio de Janeiro, a travessia do percurso de 35 quilômetros entre as duas praias cariocas e realizar uma mobilização em prol do meio ambiente.
“O secretário do Meio Ambiente, Odair Dias, e Ricardo Hetzl, representando a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, conheceram a ação e se propuseram a realizar ações paralelas em Americana com o objetivo de promover as causas esportiva e ambiental.
“Trata-se de uma sensibilização ambiental e pretendemos levar o projeto para vários locais, inclusive para a represa de Americana. Vamos buscar fazer ações conjuntas com grupos e ONGs, para que eles façam limpezas em orlas da cidade, ao mesmo tempo em que o Diogo estiver nadando no Rio de Janeiro. Vamos apoiar a iniciativa do Diogo e juntar a visibilidade do projeto do Leme ao Pontal, para na seqüência fazermos esse mesmo trabalho na represa do Salto Grande. É importante que as pessoas tenham entendimento que a responsabilidade é compartilhada e se não preservamos o meio ambiente não irá sobrar nada para as próximas gerações”, disse o secretário, Odair Dias.
Apenas 13 pessoas conseguiram concluir a prova do Leme ao Pontal, que tem 35 km, fortes correntezas e baixas temperaturas. “É um trajeto especial, tanto pela beleza cênica ao redor, quanto pelo grau de dificuldade. Serão cerca de 8 horas nadando e estou me preparando com treinos diários, incluindo nados em represas. Meu objetivo é realizar a prova e paralelamente chamar a atenção da população para o meio ambiente”, afirmou o nadador. Zoppi explicou que o objetivo do projeto é realizar, juntamente com atletas interessados, desafios e eventos para levantar a bandeira ambiental.
O trabalho, até agora, vem sendo custeado pelo próprio atleta, que busca patrocínio e apoio para ampliar o escopo de ações durante a travessia. Diogo Zoppi foi nadador profissional pelo Corinthians e atualmente disputa maratonas aquáticas, ele foi 7º colocado no IronMan, e terceiro colocado geral da tradicional prova brasileira 14 Bis