O Napse (Núcleo de Atenção Psicológica em Situações Extremas) realiza todas as terças-feiras, das 16 às 21 horas, Plantão Psicológico gratuito, na sala da Comunidade Davi, que fica no segundo piso doTerminal Rodoviário “Francisco Luiz Bendilatti”, no Campo Limpo. O serviço teve início há um mês no local e tem como objetivo realizar um atendimento psicológico pontual para pessoas em situações emergenciais de desespero, crise, luto ou ideação suicida.
De acordo com a idealizadora e supervisora do projeto, a psicóloga Ticiana Paiva de Vasconcelos, o serviço gratuito é aberto a todos, maiores de 18 anos, realizado por ordem de chegada por um grupo de 11 psicólogos voluntários do Napse, que se revezam nos atendimentos. Ela informou que a procura da população está sendo bastante satisfatória. “Tem sido uma resposta bem positiva por ser um serviço pioneiro e que as pessoas ainda não conhecem, com um número interessante de procura, cerca de cinco a dez pessoas por semana com a demanda emergencial, que é o foco do projeto”, explicou Ticiana.
“O atendimento varia muito. Temos pessoas que vão apenas para conhecer o trabalho e outras que precisam de três horas de sessão”, afirmou a psicóloga. Ela destacou que o atendimento é mais pontual, não sendo um tratamento contínuo, mas a pessoa pode voltar caso tenha novamente uma emergência psicológica.
Mais informações sobre o Plantão Psicológico podem ser obtidas pelo telefone (19) 98900-2141 ou e-mail contato@apicepsicologia.com.
Grupo dependentes químicos
No mesmo local, às quintas-feiras, a partir das 19h30, voluntários da Comunidade Davi realizam um grupo de apoio para dependentes químicos em recuperação e familiares. O objetivo é oferecer gratuitamente apoio para pessoas que buscam a sobriedade, com informações sobre a dependência química, partilha em grupo e espiritualidade.
Por meio desse grupo a pessoa também pode obter informações sobre a internação na Comunidade Davi. Mais informações: faleconosco@comunidadedavi.com.br.