A Vigilância Epidemiológica de Americana está intensificando o chamado para que os adultos que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo compareçam a uma unidade básica de saúde para que os profissionais avaliem a situação de cada pessoa. Não se trata de campanha de vacinação, tampouco de imunização indiscriminada.
O paciente deve apresentar a carteirinha de vacinação e só serão imunizados contra o sarampo aqueles que ainda não tomaram as doses ou estão com o esquema de vacinação incompleto.
A rotina de vacinação preconiza que adultos com até 29 anos devem tomar duas doses da vacina; e adultos de 30 a 58 anos, uma dose. A vacinação não é indicada para maiores de 58 anos porque a maioria das pessoas nessa faixa etária já teve sarampo.
Em agosto, o Ministério da Saúde promoverá uma campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite para crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade. A campanha será realizada de 06 a 31 de agosto, com a promoção de um dia D no sábado, 18 de agosto. Todas as crianças nessa faixa etária deverão ser vacinadas, independentemente da situação vacinal delas.
Ressalte-se que Americana não tem registrado casos de sarampo, a despeito do que vem ocorrendo em algumas cidades do País.