Pela primeira vez, a Prefeitura de Americana terá uma plataforma eletrônica para as famílias se cadastrarem nos projetos habitacionais de interesse social da cidade, possibilitando atualizações de dados constantes e revisão dos cadastros da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O anúncio foi feito na manhã da ultima sexta-feira (31) pelo prefeito Omar Najar e o secretário da Pasta, Charley Petter Cornachione.
Feito em parceria com a Cooperativa Nacional da Habitação e Construção (Cooperteto) e sem custo para a Prefeitura, o sistema está disponível no site da Administração Municipal desde sábado (1º) e a inscrição pode ser feita via celular, computador, tablet ou notebook. As pessoas que não tem acesso à internet poderão continuar fazendo o cadastro na sede da secretaria.
“Além da plataforma eletrônica agilizar o processo, já que as filas das inscrições duravam dias, as pessoas não terão período específico, pois é um cadastro permanente. Existiam também dados defasados, como endereço e celular antigo, e esse sistema permite comunicação mais efetiva. Não terão limites para fazer atualizações dos dados e isso irá depender somente do titular, que terá um único login e senha”, disse o secretário.
A novidade foi criada com completo mecanismo de segurança e será permitido apenas um cadastro por família. A relação completa estará constantemente disponível no site da Prefeitura e, conforme previsto em lei, a Secretaria de Habitação priorizará famílias que residam em Americana há mais tempo.
“Vamos continuar priorizando as famílias mais antigas de Americana, respeitando a lista que já existe há muitos anos na Prefeitura. Nosso objetivo é entregar, até o fim do mandato, aproximadamente quatro mil moradias e, se possível, buscar novos empreendimentos e zerar essa lista que tem atualmente nove mil inscritos”, disse o prefeito Omar.
Charley alertou ainda sobre o fato de Americana ser pioneira na região com o a nova plataforma. “Não conheço outras cidades da região que disponibilizem este modelo de programa que, aliás, ‘conversa’ com o projeto ‘Sistemão’, proposto pelo Governo Federal. Aproveito para incentivar outras prefeituras, para podermos integrar os dados regionais e acompanharmos as situações das famílias cadastradas” disse.
PROJETOS HABITACIONAIS EM AMERICANA
Atualmente, Americana tem nove mil famílias cadastradas. Entre 2016 e 2018 foram disponibilizadas 1.813 moradias, sendo 1.213 por meio dos projetos da Prefeitura e 600 através das entidades habitacionais instaladas no município. A Secretaria de Habitação, em parceria com a iniciativa privada, tem 784 unidades habitacionais com projeto aprovado que serão construídas na região do bairro Jardim da Balsa, vinculadas à Faixa 1,5 do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Há também novos empreendimentos previstos, todos da faixa 1,5 do PMCMV, dentre eles, a segunda etapa do Condomínio Balsa, com mais 768 unidades, 310 unidades a serem lançadas na região do bairro São Luiz, e outras 416 próximas à região do bairro Carioba, todos em fase de estudos/aprovação.