A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promove o curso de jardinagem para pessoas atendidas pelo Centro POP. O objetivo da ação, organizada pela Secretaria de Promoção Social no CRAS IV (Centro de Referência de Assistência Social), no Conjunto Roberto Romano, é proporcionar qualificação e oportunidade de renda frente ao mercado de trabalho. Com o conhecimento adquirido, os 20 alunos transformarão o paisagismo da frente do CRAS. Os encontros terminam em novembro.
Realizado pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o curso de jardinagem capacita o aluno para formar, reformar e manter pequenos jardins e vasos, aprendendo a classificar plantas, identificar e preparar o solo e analisar as condições ambientais, além de utilizar técnicas adequadas de plantio, poda e tratos culturais, com foco na inserção produtiva e no retorno ao convívio em sociedade. A carga horária é de 33 horas e os alunos receberam um kit com materiais diversos.
“Para nós é gratificante a participação e envolvimento das pessoas em situação de rua no curso de jardinagem. Nosso objetivo é proporcionar oportunidade e continuaremos neste caminho”, disse a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva. “Vale destacar o objetivo da Administração Municipal do prefeito Denis Andia, que é proporcionar a inclusão e novos conhecimentos ao cidadão”, concluiu.
Os participantes do curso são atendidos pelo Centro POP – Centro de Referência Especializado para o atendimento de Pessoa em Situação de Rua, equipamento público da Secretaria de Promoção Social, no âmbito da Política Pública de Assistência Social. “O curso é bem interessante, pretendo utilizar esses ensinamentos para trabalhar com decorações”, disse Tandara Box, 37 anos. “Hotéis, comércios e diversas empresas precisam deste tipo de serviço e a gente com certificado na mão pode atender”, acrescentou Alex Bueno, 37 anos.