O mutirão de consultas criado pela Secretaria de Saúde de Nova Odessa com objetivo de zerar a fila de espera em cinco especialidades – cardiologia, endocrinologia, neurologia adulta, dermatologia e oftalmologia – já atendeu, entre os dias 30 de setembro e 11 de outubro, última sexta-feira, 2.280 pessoas. O trabalho vai durar até que todas as demandas sejam atendidas. Os atendimentos estão acontecendo, inclusive aos sábados, no Ambulatório de Especialidades.
Os pacientes estão sendo avisados das consultas por telefone e os casos considerados mais urgentes ganham prioridade. De acordo com o secretário Vanderlei Cocato, o mutirão acontece paralelamente ao atendimento “normal” da secretaria, ou seja, as consultas agendadas pela Central de Regulação estão sendo feitas normalmente. De acordo com dados da secretária, já foram realizadas 709 consultas com dermatologistas, 624 consultas com neurologistas, 409 consultas com cardiologistas, 392 consultas com endocrinologistas e 146 consultas com oftalmologistas.
“Esse mutirão vai zerar a fila de espera nestas cinco especialidades, que são aquelas onde temos a maior demanda atualmente, e isso será feito de uma forma bem rápida e organizada. Além dos médicos que já atuam na nossa rede nestas especialidades, contratamos mais um profissional para cada uma delas. Importante ressaltar que o mutirão vem para se juntar às consultas, digamos, normais, do Ambulatório de Especialidades, aquelas que já estavam agendadas. São todos pacientes que estavam na fila de espera e vão conseguir a sua consulta com mais rapidez, graças a esse mutirão”, frisou Cocato.
Ainda de acordo com Cocato, o mutirão não prejudicará, de forma alguma, os atendimentos “normais”, já agendados, que acontecem da seguinte forma: cardiologia (2ª feira, 5ª feira e 6ª feira); dermatologista (4ª feira); endocrinologista (6ª feira), neurologista (3ª feira e 5ª feira); oftalmologista (2ª feira, 3ª feira, 4ª feira e 6ª feira). “O que a gente pede é que os pacientes venham quando avisados pela nossa equipe. No sábado, por exemplo, tínhamos agendado 60 consultas oftalmológicas no sábado e apenas 30 pacientes compareceram. É preciso que todos aproveitem essa oportunidade”, ressaltou o secretário de Saúde de Nova Odessa.