Alunos conhecem tratamento de água ao estudar o saneamento em Nova Odessa

Grupo de 32 estudantes do 6º ano do Iesc visitou a Estação de Tratamento de Água

Um grupo de 32 alunos de duas classes do 6º ano de Ensino Fundamental do Iesc (Instituto Educacional São Caetano) visitaram nesta segunda-feira (22) a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Nova Odessa. Os jovens estudam o saneamento básico nas disciplinas de Ciências e Geografia, utilizando a visita como aprendizado prático para desenvolver apresentação escolar.

Acompanhados de dois professores e dois auxiliares, os alunos do Iesc foram recebidos por funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). A ETA é o local que recebe toda a água bruta captada das cinco represas de abastecimento e onde é realizado todo o tratamento adequado, para distribuir para os moradores da cidade.

Após uma palestra de funcionários da Coden, os estudantes foram divididos em dois grupos e cada um se alternou para percorrer as dependências da ETA e do laboratório de análises químicas, onde é realizado o monitoramento em tempo real da qualidade da água de Nova Odessa. O trabalho em sala é desenvolvido pelas professoras de Ciências, Natali Gomes, e de Geografia, Aline Camargo.

A gente está trabalhando o saneamento básico em sala de aula, estudando sobre tratamento de água e esgoto”, explica Natali Gomes. Segundo ela, após o aprendizado teórico, a visita complementa com a vivência prática dos temas. “Estamos pensando em fazer alguma apresentação na própria escola, talvez em maquetes”, revela a professora de Ciências.

Dessa maneira os jovens aprendem como a água chega potável nas torneiras de suas casas”, destaca o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, onde é tratado todo o efluente da cidade, são recebidas visitas do público em geral. Inclusive existe um Programa de Visitas Monitoradas, que pode ser contatado por e-mail (imprensa@coden.com.br).

Rolar para cima