Prefeito Omar recebe alunos ganhadores de medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
O prefeito de Americana, Omar Najar, recebeu em seu Gabinete, na última semana, dezesseis alunos da Rede Municipal de Ensino de Americana, que ganharam medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA – 2018). Foram quatro alunos do Caic, três da Emef Paulo Freire e nove da Emef Florestan Fernandes.
Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico na sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica nasceu em 1998 com o intuito de popularizar a astronomia junto aos alunos.
“Gostaria de parabenizar todos os alunos por esse desempenho, pelas conquistas e aprendizado que tiveram. Os nossos jovens são o futuro do Brasil, motivo de orgulho para nossa cidade”, destacou o prefeito Omar Najar.
“É muito importante o reconhecimento do trabalho. Nós participamos não só das Olimpíadas de Astronomia, mas de Matemática, Geografia, Língua Portuguesa. E estar aqui, hoje, é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores e pelos alunos também, que estudam em casa. Eu tenho quase 30 anos de Prefeitura e nunca tinha estado aqui no Gabinete, e muitos alunos também. Isso vai ficar na memória deles”, afirmou a professora Adriana Gioli.
A Olimpíada é um evento aberto à participação de escola pública, privada, urbana ou rural, para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio. No OBA 2018, participaram 774.232 alunos distribuídos por 8.456 escolas.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e o número de alunos participantes não é determinado.
A Olimpíada nasceu em 1998 com o intuito de popularizar a astronomia junto aos alunos, porém, estes objetivos foram rapidamente extrapolados. Visa a popularização, junto com a capacitação dos professores do Ensino Fundamental e Médio, que ensinam Astronomia e Astronáutica em suas escolas.
“É uma forma de mostrar a qualidade dos alunos que nós temos. Importante destacar que os professores não têm a obrigação de trabalhar nessas olimpíadas, de desenvolver esse projeto. No entanto, eles tomam para si esse trabalho e, hoje, temos 16 alunos da nossa rede premiados, entre 770 mil alunos que participaram. Uma grande honra para Americana e para a Rede Municipal de Ensino. Parabéns aos professores, aos gestores das escolas e, principalmente, aos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Evelene Ponce Medina.
Nome dos alunos e professores:
EMEF Paulo Freire
Liam Castro de Oliveira medalha de Bronze
Henrique Moreira Sandrini medalha de Prata
Luiza Ibanês Domingues medalha de Bronze
Professor: Airton Candido de Carvalho
EMEF Florestan Fernandes
Leticia Leão Pinto medalha de Ouro
Leticia Pereira da Silva medalha de Prata
Lucas Galhardo de Andrade medalha de Prata
Kevin de Castro Gomes medalha de Prata
Paula Magalhães Dossi medalha de Prata
Matheus Adriano dos Santos medalha de Prata
Juan Gomes das Flores Rodrigues medalha de Bronze
Gabriel Henrique Caceres da Silva medalha de Bronze
Rafael do Prado Balduino medalha de Bronze
Professor: Adriana Aparecida Gioli Ponce
Caic
Murilo Jordão de Oliveira Fantacussi medalha de Ouro
Isabeli Luani da Costa Sá medalha de Ouro
Eike Henrique Souza da Rocha medalha de Bronze
Sthefany dos Santos Oliveira medalha de Bronze
Professor: Melissa Maria Casarin