Americana completa 144 anos Hoje e terá eventos gratuitos

foi preparada uma programação conjunta entre Prefeitura e Câmara Municipal, além de outros parceiros. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas diversas atividades como apresentações, palestras, exposições, visitas guiadas e uma solenidade na data do aniversário.

Além do Poder Público, a programação é uma realização dos Historiadores Independentes de Carioba, Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Americana e da Associação Prosa Cariobense. Os eventos têm apoio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Etec Polivalente, Instituto Educacional de Americana, Unicamp, Centro de Memória Unicamp (CMU) e Pati Tour – Turismo Pedagógico.

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas são direcionadas a públicos específicos e outras precisam de inscrição prévia. A programação começa na próxima quarta-feira (14), com apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Magi – “Concerto Tributo a Michael Jackson”, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol).

No dia 27, será realizada uma sessão solene e a abertura de uma exposição na Câmara Municipal. Com início às 19h30, o evento vai contar com receptivo de Marcelo Louback e execução do Hino de Americana pelo quarteto da Orquestra Sinfônica do município.

Confira a programação completa:

História
Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII e fazem menção a Antônio Machado de Campos, Antonio de Sampaio Ferraz, Francisco de São Paulo e André de Campos Furquim, que se estabeleceram nas terras de Salto Grande, distribuídas ao longo das margens dos rios Atibaia e Jaguari, afluentes do Rio Piracicaba.

A construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, iniciativa dos fazendeiros de café da região, facilitava o escoamento de produtos. Nesse período, com o loteamento de terras ao redor da estação, pelo Capitão Ignácio Correa Pacheco, formou-se o 1º Núcleo Urbano.

A estação de Santa Bárbara, como se chamava no início, teve sua inauguração em 27 de agosto de 1875, com a presença de D.Pedro II, data considerada como fundação do município de Americana.

Rolar para cima