O projeto Ecoponto Americana, idealizado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública (ULP) e realizado em parceria com a Secretaria de Educação, foi desenvolvido nesta terça-feira (19) na EMEI Corimbó, região dos bairros Jardim São Paulo e Jardim Glória. Cerca de 50 alunos participaram da atividade e da palestra sobre a Função dos Ecopontos.
A diretora da escola, Sandra Stephanin, e a professora Ivânia Marques acompanharam as ações do projeto. “Achei muito boa a ideia da abordagem. Um projeto criativo, acessível e que chama a atenção das crianças”, disse a diretora.
Com o objetivo de despertar a conscientização para o descarte correto de materiais inservíveis e recicláveis, o projeto Ecoponto Americana foi lançado em setembro na Casa da Criança Araúna, no Jardim dos Lírios. O projeto consiste em apresentação de vídeo sobre coleta seletiva, reciclagem, exposição, palestra, distribuição de panfletos informativos e participação do personagem Lixildo.
“Já realizamos o projeto em oito escolas, envolvendo duas mil crianças. Até o final de novembro a equipe está programada para atuar em mais algumas escolas, sendo que o projeto será retomado em 2020, de acordo com o ano letivo”, explicou a chefe de departamento da ULP, Lígia Rodrigues, que realiza as palestras, interagindo com as crianças.
Os ecopontos são o destino correto para descartar entulhos, pneus, móveis, galhos de árvore, eletrodomésticos, resíduos de construção civil, entre outros materiais inservíveis. Só não é permitido descartar lâmpadas fluorescentes, animais mortos, gesso, lixo doméstico, lixo hospitalar, óleo lubrificante e produtos químicos. Americana já conta com oito ecopontos.