Um abaixo assinado foi disponibilizado nas redes sociais no dia 4 de janeiro, por integrantes de bandas de rock de Santa Bárbara d’ Oeste, solicitando da Prefeitura Municipal a inclusão de um palco com estrutura profissional (palco, iluminação, bateria, amplificadores de guitarra, amplificadores de baixo, microfones e demais acessórios) no evento Santa Bárbara Rock Fest 2024 e um cachê padrão a combinar para que as bandas novas e antigas possam tocar e mostrar seu trabalho para os cidadãos barbarenses e visitantes.
Sérgio Giacomassi, um dos músicos, cita no texto que como morador de Santa Bárbara d’ Oeste, tem orgulho da diversidade musical e do talento na cidade. “Infelizmente, muitas de nossas excelentes bandas de diferentes estilos foram excluídas de festivais anteriores. Isso não é apenas uma perda para os músicos locais que merecem reconhecimento, mas também para o público que perde a oportunidade de apreciar a rica tapeçaria musical da nossa cidade.” “A música é uma parte vital da cultura local. A inclusão desses elementos permitirá que nossos artistas locais brilhem no palco do festival enquanto proporciona aos visitantes uma amostra autêntica do talento local.”, conclui.
O vereador Celso Ávila protocolou uma indicação na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (08) sugerindo ao Poder Executivo que inclua no evento o palco solicitado e o cachê padrão, conforme solicitado na petição on line. Ávila cita no documento que tem recebido há alguns anos reclamações de músicos que relatam dificuldades nos credenciamentos das bandas locais e lembra que o Festival também foi criado com o objetivo de proporcionar oportunidade a essas bandas de se apresentarem e mostrarem a sua diversidade de talentos.
O evento Santa Bárbara Rock Fest 2023, considerado o maior Festival de Rock de bandas independentes, foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Complexo Usina Santa Bárbara, e reuniu público de 88 mil pessoas, conforme divulgado pela Prefeitura.