Mês de conscientização do câncer de próstata traz palestras e terá mutirão no próximo dia 24
A manhã de trabalho nesta terça-feira (13) começou, para funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), com uma palestra do enfermeiro André Barros, abordando sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de próstata. A ação faz parte do ‘Novembro Azul’, que traz ao longo do mês diversas iniciativas de conscientização a respeito da doença.
“É uma doença silenciosa, que não dá muitos sinais. Por isso a importância maior da prevenção”, destaca o enfermeiro. Durante a palestra, o profissional exibiu materiais explicativos, citando que o exame PSA e o de toque retal são os mais confiáveis para se constatar alteração na próstata. “É bom deixar claro que prevenção também é coisa de homem”, reforça.
O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, acompanhou a palestra do enfermeiro e também falou aos funcionários da Coden. “É algo muito sério o câncer de próstata, que está matando cada vez mais”, frisa. “Existem muitas brincadeiras e preconceito em torno do tema, mas devem ser deixados de lado em nome da prevenção a esta doença”, acrescenta.
A programação especial teve início no dia 3, com um torneio de futsal envolvendo cinco equipes formadas por homens acima dos 40 anos de idade, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa. A ação foi parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias de Saúde e de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, com patrocínio do Drogão Popular.
No dia 21, às 15h, haverá palestra com médico urologista no auditório da Prefeitura e o evento é aberto à população em geral. Na noite do dia 22, em parceria com o Grupo Solo, haverá uma orientação em frente à Prefeitura de Nova Odessa. A Secretaria de Saúde promove ainda no próximo dia 24 o “Sábado Azul”, um mutirão de atendimento com quatro urologistas no Ambulatório de Especialidades, das 7h às 13h.
“O mutirão é oportunidade de homens acima dos 40 anos procurarem o atendimento médico especializado mais rapidamente”, reitera o secretário de Saúde. Também está programada uma palestra com urologista e um dentista no Clube da Melhor Idade, que atende a pessoas acima dos 60 anos. “A prevenção ocorre durante todo o ano, mas com atenção especial no mês de novembro”, completa Cocato.