A agenda cultural preparada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana para outubro está repleta de atrações para as crianças, com sessões de teatro, espetáculos de dança, capoeira e apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi”.
Nos dias 05 e 06, a peça infantil “João e Maria e a Bruxa Dentuça” será encenada em sessões às 9h30 e às 13h30 no Teatro Municipal Lulu Benencase. A peça, baseada no conto clássico dos irmãos Grimm, conta a aventura de duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma linda e gostosa casinha feita de doces. O que eles não sabem é que a casa pertence à bruxa da floresta, uma personagem envolvente que, com muita fantasia, orienta as crianças sobre saúde bucal e a prática de alimentação saudável.
No sábado (08), a feira de artesanato Ameriart terá uma edição especial, com opções de presentes e brinquedos, pula-pula e casinha de bolinhas, brindes e sorteios. A Ameriart – Especial Dia das Crianças acontece das 9h às 14h na Estação Cultura, com entrada gratuita. À noite, às 19h30, sobe ao palco do Lulu Benencase o espetáculo de dança “Halloween”, apresentado por 90 bailarinos da Companhia de Dança Wellington Nunes, de Sumaré.
Na segunda-feira (10), o auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana recebe, das 9h às 10h, o projeto “Me conta que te conto”, que coloca em cena elementos da genialidade e da fantasia de crianças. Na história “A Grande Heroína” uma menina ajuda as pessoas a serem felizes novamente com seu poder do arco-íris, em uma trajetória poética, única e divertida. A entrada é gratuita.
O Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12), terá programação especial no Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, que completa 38 anos de inauguração. Às 10h, o Circuito SP promove em Americana o espetáculo circense da Cia. Le Petit Pot Pourri. Às 11h, tem Capoeira para Crianças com o Espaço Cultural Comunidade de Estudo da Capoeira e, às 14h, a Cia. das Folhas encena “Shuí e o Retorno das Águas”. Os ingressos do parque custam R$ 4,00 e crianças de 6 a 11 anos completos, acompanhados por adultos, pagam R$ 2,00, assim como estudantes. Pessoas com mais de 60 anos e crianças até 5 anos completos não pagam.
À noite, a Orquestra Sinfônica de Americana sobe ao palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, às 20h, com o concerto “Pedro e O Lobo”. Na composição, o narrador conta uma história infantil, enquanto a orquestra representa cada um dos personagens através dos instrumentos musicais.
No dia 26, o espetáculo teatral “Os Saltimbancos” será apresentado às 16h no Teatro Municipal Lulu Benencase pela Rama Kriya Produções, de São Paulo. A montagem conta a história de um cachorro, uma galinha, uma gata e um jumento que fugiram de seus patrões e juntos, com pés e patas na estrada, buscam a cidade para terem uma vida melhor como artistas.
A programação infantil se encerra no dia 29, com a “Patrulha em Ação”, às 20h, também no Lulu Benencase. No espetáculo, a turma da Patrulha em Ação vive uma grande aventura sobre o dia da amizade na cidade de Baía da Aventura, onde a Prefeita Humdinger, de Baixa da Névoa, desafia Ryder para uma disputa de cidade mais amigável. Para essa importante missão, Ryder convoca Marshall, Chase, Skye e eles usam suas super habilidades e o trabalho em equipe para provar que nenhum trabalho é tão grande e, nenhum filhote, tão pequeno.
Público adulto
A programação também inclui apresentações para o público adulto. No feriado (12), a Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” se apresenta gratuitamente em Festa Popular às 20h, no Mercado Municipal.
O Ballet Stagium, que completa 50 anos de resistência e existência, apresenta “Sonhos Vividos” no dia 14, às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. “Sonhos Vividos” traça um percurso poético em que subjazem as relações da história recente do país e é inspirado nas obras e composições de Elis Regina.
O Circuito SP volta a Americana com a montagem teatral “O Prego na Testa”, dos Parlapatões, com apresentação gratuita no dia 15, às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. No texto do norte-americano Eric Bogosian, o parlapatão Hugo Possolo vive nove personagens urbanos cujo humor nasce de seu próprio desespero. Mais de um tema cerca a vida destes personagens, que apontam a sensação de impotência dos seres humanos diante da realidade das grandes cidades.
No dia 21, às 19h, será aberta a exposição “Astronauts”, do artista plástico, videomaker e produtor Matheus Hofstatter no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana. Hofstatter usa materiais diversos aplicando técnica de colagem em formato de lambe lambe e o tecido é uma das principais mídias para transitar na linguagem de “streetart”. A exposição fica aberta à visitação até 25 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17, com entrada franca. O MAC fica no CCL – Centro de Cultura e Lazer, na Avenida Brasil, 1.293, Jardim São Paulo.
Nos dias 22 e 23, Americana terá duas noites de dança com o espetáculo “Vozes”, apresentado pela Twist Dança, Movimento & Arte e pelo Grupo Espaço Dançar, sempre às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. A montagem narra a trajetória de mulheres que se projetam no presente e no futuro e se baseia no texto poético “Vozes-mulheres”, de Conceição Evaristo, publicado no livro “Poemas da recordação e outros movimentos”.
O Americana Anime Fest volta para o Colégio Dom Bosco Americana para sua 3ª Edição, trazendo convidados especiais, games, quadrinhos, lojas especializadas e muita cultura geek no dia 23, das 11h às 19h. A programação inclui a presença de dubladores e convidados especiais, Circuito Anime de Cosplay, Circuito K Pop, Arena Games e E-sports, atrações temáticas, Área Artists Alley, espaço players (RPG, Board e Card Games), mega feira de produtos e área de alimentação.
Quem curte ler vai se divertir na Feira de Troca de Livros de Literatura que acontece gratuitamente entre os dias 24 a 27 de outubro, das 9h às 16h30, na Biblioteca Pública Municipal de Americana, na Praça Comendador Muller, Centro. Apenas livros de literatura podem ser trocados por obras de outros leitores.
O cantor e compositor Gustavo Spínola, se apresenta no Lulu Benencase no dia 27, às 20h30, com o show “Retrato”. O EP homônimo é o terceiro álbum do artista e traz cinco músicas próprias e duas releituras que marcaram o cantor: “Um pequeno imprevisto”, de Herbert Vianna e Thedy Corrêa, e “Vieste”, de Vitor Martins e Ivan Lins. Seu trabalho recebeu excelentes críticas de artistas como Guinga, Rosa Passos e Ivan Lins.
O espetáculo de dança “Americana Dance – Festival 2022” encerra a programação no dia 30, às 14h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. O evento faz parte da competição de dança organizada pela Câmara Temática de Dança, com quase 150 bailarinos.
A programação está sujeita a alterações. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3408-4800
Foto: Marilia Pierre/Arquivo e Divulgação/Parlapatões