A ação de enfrentamento da violência contra a mulher “Agosto Lilás” foi promovida, na quinta-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jonas Correa de Arruda Filho, região da Vila Margarida. Os integrantes do Comitê “Americana por Elas” e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Unidade de Americana, com o apoio da Secretaria de Educação abordaram, junto aos alunos do ensino fundamental II (nonos anos), a lei Maria da Penha (Lei 11.340), que completou 16 anos de existência em 7 de agosto.
Já receberam a ação as escolas EMEF Paulo Freire, no Parque Novo Mundo, Sylvino Chinelatto, no Jardim da Paz, e Florestan Fernandes, no Morada do Sol. Na sexta-feira (19), será a vez do Centro Integrado de Educação Pública Professor Milton Santos, no Parque Dom Pedro II.
A campanha orienta a população para que possa identificar os diversos tipos de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, informando os canais para denúncias. São eles: telefones 153 ou 3461-8631, da Guarda Municipal de Americana; 190, da Polícia Militar; 3405-3390, Delegacia de Defesa da Mulher; 3461-9787, Central de Polícia Judiciária; e Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher.
As atividades do “Agosto Lilás” começaram no dia 10 e são promovidas pelo Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero – Americana por Elas, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), PLPs (Promotoras Legais Populares), Frente Feminista Marielle Vive, Ordem dos Advogados do Brasil/Americana.
A programação completa pode ser acessada no site da prefeitura americana.sp.gov.br
Foto: Divulgação