Estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florestan Fernandes participaram, nesta terça-feira (06), de uma “eleição” dentro do projeto “Criança Faz Política”, desenvolvido pelas professoras Kelly Gouveia e Rosana Amedi. O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito Odir Demarchi prestigiaram a atividade, ao lado do secretário municipal de Educação Vinicius Ghizini. Eles acompanharam a “eleição” proposta pelas educadoras, que tem como objetivo despertar os alunos para o exercício da cidadania. O presidente da Câmara, vereador Thiago Martins, também participou do evento.
As eleições foram iniciadas semana passada e envolveram os estudantes através do voto, registrado de maneira eletrônica em “cabines de votação” utilizando os chromebooks adotados pela atual gestão. Além de “elegerem” representantes para os cargos de prefeito, vice e secretário de Educação, os alunos apresentaram suas propostas de melhorias para o município de Americana.
O projeto é desenvolvido de maneira integrada dentro das disciplinas de Geografia e História e analisa as atribuições e responsabilidades de três cargos: prefeito, vereador e secretário municipal de Educação.
“Fico muito feliz de estar aqui porque se tratam de nossas crianças, que serão o futuro da vida pública, da educação, da política, enfim, da carreira que escolherem. O comando da escola e as professoras Rosana e Kelly estão de parabéns porque estão incentivando a questão cívica de nossas crianças e de nosso futuro e, por isso, têm o nosso apoio”, declarou o prefeito Chico Sardelli.
Para Ghizini, a iniciativa promovida na escola traz à tona o exercício da cidadania. “É importante abordar o tema das Eleições e da Administração Pública especialmente entre os alunos de mais idade, como é o caso dos estudantes dos 4º anos, que encerram 2022 mais conscientes do papel de cada cidadão na construção de municípios, estados e de um País com mais justiça e respeito às instituições”, destacou.
Foto: Leon Botão