Aproximadamente 350 alunos dos nonos anos da Rede Municipal de Ensino de Americana vão visitar a exposição itinerante, “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para não esquecer! ”, até 23 agosto, no período da manhã. A mostra está na Biblioteca Municipal de Americana.
“É importante que nossos alunos, pedagogicamente, tenham acesso a esta parte da história. Temos que perpetuar esta memória para que nunca mais este fato volte a acontecer na história da humanidade”, disse a subsecretária de Formação da Secretaria de Educação, Neuza Moro.
A mostra foi organizada pela Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com Rotary Clube Americana-Ação. São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas, todos eles vindos diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima.
O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.
A exposição vai de 6 a 24 de agosto, com visitação pública das 9h às 18h. Entrada franca. A biblioteca fica na Praça Comendador Müller,172, centro, Americana.