O Projeto de Lei Nº 24/2023 trata da aprovação do Plano Diretor de Turismo de Americana, um estudo elaborado por profissionais dos setores públicos e privados com a finalidade de organizar e definir estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas no município. O documento é validado pelo Comtur, pela sociedade civil e pelo Poder Legislativo municipal.
O atual plano é de 2017 e está disponível no site oficial da Prefeitura – www.americana.sp.gov.br, no link Cidade / Centro de Atendimento ao Turista – e tem validade por dez anos, mas precisa estar atualizado. O projeto encaminhado à Câmara traz essa atualização especialmente com relação aos índices e dados estatísticos do município; projetos; fotos de prédios e áreas públicas; e a inclusão da validação da atualização pelo Comtur.
Já o Projeto de Lei Nº 23/2023 altera a composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), prevendo a indicação de dois representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo um da Unidade de Turismo e um da Unidade de Cultura; além de um representante das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Esportes. A mudança é necessária diante das recentes orientações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
As medidas foram adotadas em atenção à retomada das articulações com o Estado, por parte das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Gestão de Convênios, visando alcançar a classificação de Americana como município de interesse turístico. No início de junho, a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria, e o secretário municipal adjunto de Gestão de Convênios, Thiago Guimarães, estiveram na Secretaria do Estado de Turismo com este objetivo.
“Americana tem se destacado no cenário turístico do interior paulista com a realização de grandes eventos e estamos buscando a certificação para ampliar este trabalho”, declarou a secretária Marcia Gonzaga Faria.
“A secretaria de Gestão de Convênios tem a satisfação de apoiar mais esta ação da administração do prefeito Chico Sardelli e não mediremos esforços para a obtenção da classificação”, garantiu o secretário Vinicius Zerbetto.
O Estado de São Paulo é composto por 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. A classificação como Município de Interesse Turístico fortalece o desenvolvimento das regiões, viabilizando investimentos em infraestrutura e para o desenvolvimento turístico e fomentando a economia local.
PLANO DIRETOR DE TURISMO
O documento de 227 páginas apresenta um estudo da demanda turística, bem como os atrativos dispostos e a infraestrutura de saúde; trazendo a relação de equipamentos e serviços turísticos, a avaliação dos atrativos por segmentação e hierarquização, um prognóstico de projetos e diretrizes para o desenvolvimento turístico.
O estudo identificou os destaques do município, divididos entre Turismos de Negócios e Eventos, Religioso, Cultural, Ecoturismo, Náutico e de Estudos e Intercâmbio, e elencou os principais atrativos da cidade. São eles: Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, Jardim Botânico Municipal, Zoo Americana, Avenida Brasil, OMA – Observatório Municipal de Americana, Casa de Cultura Hermann Muller, Via Direta, Parque Aimaratá, Fábricas de Carioba, Museu Histórico e Pedagógico Doutor João da Silva Carrão – mais conhecido como Casarão de Salto Grande -, Igreja São João Batista, Museu de Arte Contemporânea, Biblioteca Municipal, Igreja Presbiteriana, Igreja Matriz Santo Antônio, Estação Cultura – Estação Ferroviária, Capela Nossa Senhora Aparecida, Mercado Municipal, Praia Azul, Praia dos Namorados e Gruta Dainese.
Os objetivos do Plano Diretor são planejar e estruturar de forma organizada o conjunto de propostas que irão fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade e, consequentemente, organizar e qualificar a oferta cultural, de lazer e entretenimento. O Plano também tem como intuito estimular o crescimento e o desenvolvimento da vocação têxtil no município, resgatando na história o motivo que levou Americana a ficar nacionalmente conhecida como Princesa Tecelã.
*Informações – Prefeitura de Americana