A partir de hoje quarta-feira (10) todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passarão a vacinar contra a Covid-19, além dos idosos acima de 90 anos, também os profissionais de saúde residentes, ou que atuam no município, e que ainda não foram vacinados. Apenas serão contemplados profissionais de estabelecimentos públicos e privados de saúde humana, que estejam com seu conselho de classe ativo e que também comprovem o vínculo com o local de trabalho.
Para se vacinar, o profissional precisa procurar uma unidade básica do município, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 15h, munido de um documento com foto, bem como documentos que comprovem a profissão exercida, o vínculo empregatício e a inscrição no conselho de classe ao qual pertence.
“Com as novas doses que recebemos vai ser possível ampliar o acesso aos profissionais que aguardam na fila, mas isso será feito de forma organizada e com critérios. O fundamental é que estamos avançando na cobertura da população”, declarou Danilo Carvalho Oliveira, secretário municipal de Saúde.
Recentemente a Secretaria de Saúde lançou um cadastro online aos profissionais de saúde, que serviu para dimensionar a oferta de vacina de acordo com a demanda deste público-alvo. Desde quando ele foi disponibilizado mais de 500 indivíduos foram vacinados por agendamento prévio. Agora, as pessoas que se cadastraram e ainda não foram comunicadas sobre o dia de receber a vacina, devem procurar uma UBS, já que o cadastro foi encerrado.
De acordo com Secretaria, nem todos os inscritos no cadastro estão contemplados nessa fase inicial, considerando os critérios estabelecidos no PNI (Plano Nacional de Imunização), como por exemplo, profissionais que não estão exercendo a profissão, menores de idade, profissionais não considerados como da área de saúde, entre outras situações.