A Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) encerrou, nesta quinta-feira (26/04), as atividades da Campanha de Conscientização sobre o Uso do Capacete na Condução de Motocicletas e Ciclomotores, iniciada no dia 5 de abril. Durante o período, foram feitas abordagens de 219 de candidatos e candidatas à primeira habilitação de motocicleta. O objetivo é reduzir o número de acidentes de trânsito.
Em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, as ações educativas foram promovidas às quintas-feiras do mês de abril, antes do início das provas do exame prático de motocicletas. A equipe da Utransv orientou os alunos sobre uso do capacete com a viseira abaixada, do farol aceso, da importância de reduzirem a velocidade ao se aproximarem de locais de concentração de pedestres como escolas, hospitais, igrejas e centros urbanos e a prioridade para a passagem de pedestres. Foram entregues também materiais impressos com Dicas de Segurança para Motociclistas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
O trabalho faz parte das orientações previstas na Resolução nº 722/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As atividades foram realizadas pela equipe da Utransv, Daniela Luchiari, Carlos Adalberto Delfini, Matheus Lirani e Patrick Silveira, e do Detran, Julio César Massakatsu Uchimura e Márcio de Moura, sob a supervisão do secretário adjunto da SOSU e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo.
“Com foco na redução de acidentes envolvendo motociclistas, a campanha procurou chamar a atenção para os cuidados no trânsito, uma vez que, em 2017, 39% das vítimas fatais foram motociclistas”, concluiu Eraldo.