O Prefeito Omar Najar assinou nesta segunda-feira (29) convênio para implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o JEPP, em três escolas da rede municipal. O objetivo do projeto do Sebrae é levar as crianças, por meio das matérias já inclusas no currículo escolar e, de maneira lúdica, aprender sobre empreendedorismo.
O projeto veio para Americana por meio do projeto de Lei do vereador Rafael Macris e implantado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação.
No primeiro ano, o curso atenderá 1.900 alunos entre 6 a 14 anos, que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ciep Prof. Milton Santos (Parque Dom Pedro II), Ciep Prof. Octávio Cesar Borghi (Cidade Jardim) e Caic Prof. Sylvino Chinelatto (Jardim da Paz). De acordo com a Secretaria de Educação, o motivo da escolha dessas escolas é atender regiões de vulnerabilidade social.
“Os professores aceitaram muito bem o projeto e, com certeza veio ao encontro daquilo que estávamos procurando”, comentou a secretária de Educação, Juçara Florian, que estava presente na assinatura do convênio.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Claudio Amarante, o JEPP só vem a somar com a educação do município. “Não há nada mais importante que uma semente plantada na formação de uma pessoa. Este projeto é a essência disso”.
O projeto não tem nenhum custo para o município e todas as apostilas serão custeadas pelo Sebrae.
“”Ficamos muito felizes com o convênio com o Sebrae e nós é que ganhamos com a vinda dessa projeto”, disse o Prefeito Omar Najar. Na assinatura, o gerente regional do Sebrae, Jardel José Busarello explicou sobre o projeto e agradeceu ao Prefeito Omar Najar pela implantação na cidade. Estava presente também, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Guimarães.
JEPP
O curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Ele procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.