Americana inicia campanha de prevenção do câncer bucal nesta terça-feira (03)

A Secretaria de Saúde de Americana inicia, nesta terça-feira (2), a campanha de prevenção do câncer bucal. As ações vão acontecer em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e na Clínica Modular, na Avenida Cândido Portinari s/n (em frente à Praça Vinícius de Moraes) do bairro Antônio Zanaga. O atendimento ao público é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

A campanha consiste na intensificação das avaliações aos pacientes, sem a necessidade de agendamento prévio, bastando que os moradores compareçam em uma das unidades, munidos de um documento com foto, comprovante de endereço e o Cartão SUS.

A campanha terá a participação direta de 40 dentistas e 23 auxiliares do setor de saúde bucal, que irão realizar orientações sobre a higiene bucal adequada, além de examinar os pacientes para detectar sinais suspeitos para a doença, como ferida, caroço, sangramento, endurecimento, alteração de cor que acometem a boca, lábio, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares.

Pacientes que apresentarem alguma lesão suspeita serão encaminhados para uma segunda avaliação com o dentista buco-maxilo facial, e se houver necessidade, ele fará um pedido para a realização de biópsia.

Medidas preventivas

Uma das principais medidas para se evitar o câncer bucal é a visita regular ao dentista. Mas é possível se precaver com a autoavaliação. Para isso, basta permanecer em frente ao espelho e observar atentamente o interior da boca. Ao notar alguma ferida que persiste há mais de 15 dias, deve-se procurar o dentista imediatamente.

O câncer bucal ocorre com maior frequência em pessoas tabagistas ou que fazem uso constante de bebidas alcoólicas, bem como as que se expõem excessivamente à radiação solar, além de estar também associado à falta de higiene bucal.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2019 foram 6.605 mortes causadas pela doença, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres. A cura do câncer de boca pode chegar a 80% quando descoberto precocemente, mas infelizmente a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O câncer de boca acomete aproximadamente 15 mil pessoas anualmente no Brasil. A doença é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.

O Brasil apresenta a maior taxa de incidência da América do Sul, de 3,6 casos por 100 mil habitantes, e a segunda maior taxa de mortalidade, de 1,5 morte por 100 mil habitantes.

Os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer de boca são:

• Ulcerações não dolorosas persistentes por mais de 15 dias;

• Placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, nas gengivas, no palato e na parte interna das bochechas que não decorrem de outra doença ou causa conhecida;

• Nódulos no pescoço;

• Rouquidão persistente;

• Dificuldade de mastigação, deglutição ou fala;

• Assimetria facial.

*Informações – Prefeitura de Americana

Rolar para cima