Americana irá vacinar todos os moradores contra a febre amarela

Considerando a recente transmissão da febre amarela no Brasil e a situação de risco nos Estados, o Ministério da Saúde determinou que a partir da próxima quarta-feira (14) os municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Cosmópolis, Artur Nogueira e Holambra, que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS-VII Campinas), deverão disponibilizar a vacina para toda a população e não mais apenas aos que se deslocam para áreas consideradas de risco. 

 

Portanto, todas as unidades básicas de saúde passarão a aplicar a vacina, das 9h às 15h, mediante apresentação de comprovante de endereço e carteira de vacinação, principalmente das crianças acima de nove meses.

 

No próximo sábado (17) também haverá um dia D de vacinação. Ao todo oito unidades (conforme cronograma abaixo) ficarão abertas das 8h às 17h, visando vacinar principalmente as pessoas que apresentam dificuldades em obter a vacina durante a semana por motivos diversos. A Vigilância Epidemiológica esclarece que cada frasco contém dez doses da vacina e que, uma vez aberto, deve-se utilizar todo o conteúdo. Nesse caso, se as unidades não contarem com número suficiente de pessoas após as 14h, haverá reagendamento para o dia seguinte, evitando assim o desperdício.

 

Ainda de acordo com o órgão municipal, os idosos não precisarão mais apresentar carta médica, visto que análises recentes demonstraram que o risco de complicações após a vacina está relacionado às comorbidades (doenças preexistentes) e respostas imunológicas individuais, e não apenas ao fator idade.

 

Contraindicações

 

A Vigilância Epidemiológica esclarece que não se trata de uma campanha, mas de uma estratégia de ampliação da vacina para toda a população, respeitando as indicações técnicas, pois a vacina não está indicada para crianças menores de nove meses, mães que amamentam bebês de até seis meses, portadores de Imunodeficiência Congênita ou Adquirida, infectados pelo HIV com alteração imunológica, pessoas que estão submetidas à quimioterapia e ou radioterapia, pessoas que fazem uso de corticóide em doses elevadas, gestantes, pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma), pessoas com história de alergia após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo. Usuários que foram submetidos a qualquer tipo de transplante de órgãos e os renais crônicos somente serão vacinados mediante autorização médica. 

 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, a ampliação irá possibilitar a cobertura para todos os moradores do município. “Mediante essa determinação o município está se organizando para vacinar toda a população, visto que a vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença”, afirmou.

 

Abaixo, relação das unidades que irão abrir no sábado, para o dia D:

 

UBS Mathiensen 

Rua das Alfazemas, 316

UBS São Vito

Rua Chucri Zogbi, 540

UBS Zanaga

Rua Ademar Tavares, 185

UBS Parque Gramado

Avenida da Amizade S/N

UBS Jardim Brasil

Rua Benedito Aparecido Bertossi, 480

UBS São Domingos

Rua Salvador Giordano, 320

UBS São José (região da Praia Azul)

Rua Agostinho Turrão, 150

UBS Jardim São Paulo

Rua das Poncianas, 900

 

Rolar para cima