Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), o Programa Municipal de Atenção e Promoção aos Direitos Humanos de Imigrantes, Migrantes e Refugiados (MigraRe). O vice-prefeito Odir Demarchi, que representou o prefeito de Americana Chico Sardelli, participou da ação e também da posse do Comitê Gestor Intersetorial, juntamente com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins, a presidente do Instituto do Trabalho Decente, Patrícia Lima, entre outros convidados.
“Parabenizo a secretária Juliani e toda a equipe da Secretaria pelo trabalho realizado e pela posse do Comitê, que desempenhará importante papel, desenvolvendo um trabalho contínuo na cidade. Nossa gestão, do prefeito Chico Sardelli e dos secretários, tem iniciativa e coragem para buscar o melhor para a cidade, cuidando de toda a população, tratando todos igualmente. Agradecemos o apoio da Câmara Municipal, do presidente Thiago Martins e vereadores, e também a parceria com o Instituto do Trabalho Decente”.
O presidente da Câmara Municipal destacou a importância do Programa MigraRe para Americana. “É uma gestão mais humana, que tem um olhar para todos. Parabenizo o prefeito Chico Sardelli, o vice Odir, a secretária Juliani pelo trabalho. Americana acolhendo as pessoas, fazendo um trabalho sério, que pensa nas pessoas. A Câmara Municipal está à disposição para participar e apoiar este trabalho”, disse Thiago Martins.
“A Administração Municipal tem o papel de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Todos nós somos iguais e devemos ter uma vida digna. O Programa MigraRe e o trabalho do Comitê vão aprimorar as ações e as políticas públicas de atendimento, promovendo o acesso à Educação, Saúde, Cultura, Lazer, e Emprego a todos”, disse a secretária Juliani.
A presidente do Instituto do Trabalho Decente, Patrícia Lima, ressaltou a parceria e o interesse da Administração Municipal na realização do projeto. “É uma Administração que pensa no avanço do processo da gestão pública, buscando parcerias para enfrentar os desafios e a garantia das políticas públicas para a população, principalmente o cuidado das pessoas. Parabenizo toda a Administração pela iniciativa, organização e planejamento para promover o Trabalho Decente e também a felicidade na vida das pessoas”.
De acordo com dados do Cadastro Único de Americana, existem 496 imigrantes que são beneficiários de programas sociais na cidade, conforme registro de novembro de 2021. “Temos uma demanda de imigrantes se instalando na cidade e é necessário aprimorar as políticas públicas de atendimento para melhorar a atenção a este público. A parceria com o Instituto do Trabalho Decente vai auxiliar a compor e discutir a estratégia de trabalho. Americana é um polo receptor de imigrantes e tem uma proposta de acolhimento nesta gestão”, disse a diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra.
Após o lançamento do Programa MigraRe e a posse do Comitê, teve início a oficina “Transversalidade e Integração das Políticas Públicas: Estratégia de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes e outros grupos vulneráveis”, que será realizada até sexta-feira (27), na sede do CREAS. A atividade é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Migrantes e Refugiados, juntamente com a Gestão do Trabalho e Educação Permanente, e ministrada pelo Instituto do Trabalho Decente.
Também participaram do evento, o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Allisson Roberto, o guarda municipal Sebastião Jorge Geraldo, representando o diretor Marco Aurélio da Silva, o presidente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana) Fábio Beretta Rossi, a responsável pelo Assessoramento e Defesa de Direitos Humanos e Socioassistenciais, Alcimara Batalhão, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da SASDH, Adriana Gomes dos Santos Soares, a técnica jurídica da SASDH, Mariana Zimermam Araújo, entre outros participantes.
Foto: Divulgação