Americana participa da criação do Comitê Técnico de Covid-19

Representantes do poder público e de instituições de saúde privadas de Americana e região se mobilizaram para a criação de um Comitê Técnico de Covid-19 para unir forças e propor ações conjuntas contra o avanço da pandemia nessa microrregião. “Nós nos reunimos na semana passada e discutimos estratégias para uma situação epidemiológica bastante alarmante”, afirmou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

Participaram da reunião realizada na terça-feira passada, dia 8 de junho, na sede da AMA, representantes das Prefeituras de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, dos hospitais Unimed, São Lucas, São Francisco, Santa Casa e Samaritano, da Associação Médica de Americana (AMA) e da Associação Paulista de Medicina (APM).

Nesta reunião preliminar, cada instituição apresentou os pontos críticos que vêm enfrentando, como o aumento dos casos da doença e, consequentemente, a demanda cada vez maior por vagas nos hospitais, tanto de leitos de enfermaria como de cuidados intensivos. Somado a esses fatores, apresenta-se, ainda, a previsível situação de desgaste e escassez das equipes médicas e de apoio.

“O objetivo é realizarmos encontros periódicos para ajustarmos ações conjuntas de enfrentamento a essa pandemia”, concluiu Danilo Carvalho Oliveira.

As instituições que aderiram ao comitê são Secretaria de Saúde de Americana, Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Secretaria de Saúde de Nova Odessa, Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, São Lucas Saúde/GNDI, Hospital São Francisco, Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste, Hospital Samaritano, Associação Médica de Americana (AMA), Associação Paulista de Medicina (APM) de Santa Bárbara d’Oeste.

Rolar para cima