Americana realiza mais 182 consultas em mutirão de Saúde

A Secretaria de Saúde de Americana realizou 182 consultas e 19 testes ergométricos durante mais um mutirão neste sábado (19). A ação aconteceu no Núcleo de Especialidades e conduzida por quatro médicos cardiologistas, credenciados pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas). Foram 159 consultas cardiológicas, 19 testes ergométricos e 23 consultas neurológicas.

O objetivo do mutirão é ampliar a oferta de atendimentos, visando zerar a fila de espera por consultas especializadas e também exames em geral. A Secretaria vem atuando com sistema híbrido de atendimento, por meio de mutirões aos sábados e agendamentos durante a semana.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, a estratégia tem permitido avançar com a redução da demanda reprimida, embora a fila ainda esteja sendo revista pontualmente. “Nós estamos avaliando criteriosamente caso a caso, entrando em contato com os pacientes e checando a necessidade de cada um. Por ser uma fila que vem se mantendo desde 2017, há pacientes que já resolveram suas demandas por outros meios”, explicou.

Faltas

Embora os profissionais da Secretaria de Saúde façam contato prévio com os pacientes, a fim de confirmar a consulta ou o exame e informar o horário para os procedimentos, muitos moradores acabam não comparecendo, o que gera um déficit em relação aos atendimentos ofertados.

Neste sábado (19) foram ofertadas 172 consultas cardiológicas, porém 13 pacientes não compareceram. Dos 33 testes ergométricos oferecidos, 14 pacientes que haviam confirmado deixaram de fazê-los e, das 27 consultas neurológicas agendadas, quatro não compareceram. “Nós lamentamos o número de faltas durante os mutirões, pois os médicos contratados pelo Cismetro são profissionais de vasto currículo e altamente qualificados. Esperamos contar com a colaboração dos moradores, para que compareçam às consultas e exames quando confirmados pelos agendamentos nos próximos mutirões”, ressaltou Danilo.

Rolar para cima