Americana segue com a campanha de multivacinação e aplica 2.923 doses

A Secretaria de Saúde de Americana divulgou nesta quinta-feira (11), um balanço da campanha de multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro e segue prorrogada até dezembro deste ano. O objetivo da campanha é ampliar a cobertura do calendário anual de vacinação em recém-nascidos, crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, além de atualizar a caderneta de vacinação sobre as vacinas que ainda não foram aplicadas.

Até o dia 11 de novembro, a Vigilância Epidemiológica recebeu 4.347 indivíduos, dos quais 2.923 necessitaram pelo menos uma dose de alguma vacina. Dentre elas, a BCG (tuberculose), Hepatite B, Meningocócica C (meningite tipo C), Pentavalente (tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e haemophilus influenzae), Pneumocócica 10 (doenças causadas por pneumococos), Poliomielite (paralisia infantil), Rotavírus, Hepatite A, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Men ACWY (meningite sorotipos A, C, W e Y), HPV, Varicela (catapora) e Febre Amarela.

De acordo com o último balanço, até agora compareceram 1.530 crianças menores de um ano, sendo 1.327 vacinadas; 1.163 com idade entre um e quatro anos, das quais 687 precisaram de algum imunizante e 1.654 indivíduos com idade entre cinco e 15 anos, com 909 vacinados.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carla Brito, explicou que a cobertura está dentro do esperado, porém considera de suma importância a imunização completa dos menores. “Nós estamos em fase de rematrícula escolar em que é exigida a declaração de vacinação completa; então é importante que os pais levem seus filhos em uma das unidades básicas de saúde, onde a criança pode receber alguma vacina que ainda falta ser aplicada”, disse a coordenadora.

Rolar para cima