Americana terá ação de reforço contra a Poliomielite no sábado

A Secretaria de Saúde de Americana, em parceria com o Rotary Club Americana-Ação, irá realizar no sábado (29) uma campanha de reforço da vacinação contra a Poliomielite e também atualizar as vacinas contempladas no calendário anual de vacinação, do Ministério da Saúde. A ação vai acontecer das 8h às 16h nas unidades básicas de saúde dos bairros Parque Gramado, Vila Mathiensen e Jardim Boer.

A vacina contra a Poliomielite é destinada às crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e todas devem receber a gotinha, independentemente de esquemas vacinais anteriores.

Já a campanha de multivacinação tem como público-alvo crianças a partir de dois meses de idade até adolescentes com 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Os pais ou responsáveis legais devem levar documento da criança ou do adolescente, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e a carteira de vacinação de rotina.

Como estratégia para atrair as crianças, o Rotary vai disponibilizar em cada UBS um trenzinho que irá percorrer os bairros adjacentes à unidade. O passaporte para o passeio será a carteirinha de vacinação e ela deverá estar acompanhada dos responsáveis.

Além do Rotary Clube Americana-Ação e da Secretaria de Saúde, o evento também terá a participação de funcionários da APAE-Americana que estarão atuando como voluntários. Esta é a quarta edição da parceria entre a Secretaria de Saúde e o Rotary Club Americana-Ação no reforço contra a Poliomielite.

“Nós iremos promover um momento de descontração e lazer para as crianças e ao mesmo tempo, chamar a atenção dos pais sobre a importância de vacinar seus filhos contra a paralisia infantil”, disse o presidente do Rotary Club Americana-Ação, Jairo Guilherme da Silva.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, desde o início da Campanha Nacional contra a Poliomielite (no dia 8 de agosto) até agora, foram aplicadas 6.665 doses, o que corresponde a 63,7% de cobertura.  A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.  A campanha termina no dia 31 de outubro.
“Esta parceria é imprescindível para o reforço da vacinação, não apenas contra a poliomielite, mas também outras doenças. Nos anos anteriores nós ampliamos a cobertura vacinal em várias regiões da cidade usando esta estratégia; estamos confiantes de que este ano não será diferente”, comentou a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Eliana Vilas Boas.
Foto: Divulgação

Rolar para cima