Por meio do Programa “Saúde em Ação”, da Secretaria Estadual da Saúde, o município de Americana será contemplado com a construção de duas novas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Uma será em substituição à do bairro São Vito, que será construída ao lado do prédio atual, à Rua Vicente Caravieri. A outra será em substituição a do bairro São Luiz, que atualmente atende os usuários em prédio alugado. O local de instalação da nova unidade que irá atender a população daquela região será na Rua Romildo Bosqueiro, esquina com Rua da Virtude, no Jardim Esperança.
A previsão de entrega, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, é para o início do segundo semestre de 2019. Ambas as unidades serão entregues com mobiliários e equipamentos necessários ao desenvolvimento de todas as ações referentes à assistência básica em saúde. “Os novos prédios, quando ficarem prontos, trarão modernidade e conforto para os pacientes, mas também aos profissionais que trabalharem nestes locais. Temos feito os investimentos na medida em que há chegada de recursos e na Saúde, isso representa a melhoria gradual da estrutura da nossa cidade”, disse o prefeito de Americana, Omar Najar.
As novas unidades terão 409 m² de construção cada, elas contarão com três consultórios indiferenciados, um consultório odontológico, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, sala de procedimentos, sala para coleta de exames, sala de atividades coletivas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, banheiros para funcionários, sala administrativa, salas de expurgo e esterilização, copa, almoxarifado e DML (depósito de Material de Limpeza). Elas terão ainda abrigo de resíduos comuns e de saúde e também abrigo de gases medicinais.
A liberação de duas unidades de saúde para Americana foi firmada por meio de convênio intermediado pelo estadual Chico Sardelli junto ao governador Márcio França. “Desde 2015 tenho trabalhado junto ao governo pelo repasse de recursos para nossa região no programa Saúde em Ação. Algumas unidades já foram implantadas e agora teremos novas construções para melhor atender a população”, destacou Sardelli.
Essas novas unidades fazem parte do mesmo processo que resultou na construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Arte e Vida, no Jardim Dona Rosa e que passou a atender os pacientes na segunda-feira, dia 11 de maio.