A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no feriado religioso da Sexta-Feira da Paixão (29). O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento no dia 29/03 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (segunda-feira, 01 de abril).
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso o ajuste da data não tenha sido feito no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o débito em conta, que pode ser feito nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.
COMÉRCIO: Com exceção de supermercados e farmácias, o comércio de rua de Santa Bárbara d’ Oeste não abrirá na Sexta-Feira Santa. Já no sábado, o funcionamento será normal. As lojas atenderão das 8h às 14h, conforme determina o calendário comercial da Acisb – Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara.
REPARTIÇÕES PÚBLICAS: As repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão fechadas no feriado, retomando o atendimento em horário normal na segunda-feira. Somente os setores considerados essenciais – saúde, segurança, água e esgoto, Bombeiros, Defesa Civil e outros – estarão funcionando em regime de plantão.