O barracão onde será realizada a compostagem de todo o lodo gerado pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo está com 90% de suas obras concluídas e deve ser entregue pela Prefeitura de Nova Odessa e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) até o final do mês de julho.
Com o barracão, a prefeitura vai ampliar a fabricação de adubo produzido através da junção do esgoto tratado e restos de podas de árvores. O material será utilizado para adubar praças e jardins. Além de poder, futuramente, ser comercializada para fins agrícolas, a iniciativa também ajudará na redução dos gastos com destinação final do lodo gerado na ETE Quilombo.
“Com essa obra, nós não vamos só aproveitar o resíduo como adubo em nossas praças e jardins, mas também deixaremos de mandar esse material para o aterro de Paulínia. Estaremos economizando e deixando de sobrecarregar o aterro. É mais um investimento que tem o Meio Ambiente como prioridade em Nova Odessa e realiza os chamados ‘Três Rs’ da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar”, afirmou o prefeito Bill.
Nos últimos anos, a Coden tem realizado estudos e projetos para viabilizar alternativas da disposição final do lodo proveniente da ETE Quilombo, que desde 2015 trata 100% do esgoto doméstico coletado no município. O lodo gerado atualmente é disposto em aterro de Paulínia, com os gastos que ultrapassam R$ 50 mil mensais. “Com a implantação do projeto teremos, certamente, uma considerável economia nos cofres municipais”, destacou Bill.
Segundo o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o projeto permitirá reduzir o custo para destinar o material orgânico do esgoto no aterro sanitário e ainda reaproveitá-lo com finalidade ambiental na cidade. “Experimentos feitos por nossos técnicos, junto de profissional especializado, têm comprovado a eficácia da adubação feita com uso do lodo”, disse.