Começou nesta segunda-feira (12), na Biblioteca Municipal Jandira Basseto Pântano, em Americana, a exposição “Ubuntu: sou porque somos”, com trabalhos artísticos feitos por alunos do 4º e do 5º ano do Ciep “Prof. Octávio César Borghi”, do bairro Cidade Jardim. Composto por leituras e releituras práticas, os trabalhos foram inspirados na arte negra e afro-brasileira (grafismos, estamparia, pinturas faciais e corporais e máscaras) e nos artistas negros brasileiros, mesclando estilos e técnicas, reaproveitando materiais recicláveis.
O trabalho gerou mais de 200 produções, das quais cerca de 40 foram selecionadas para a mostra. A exposição, com trabalhos interativos, celebra artistas como os escritores Carolina de Jesus e Machado de Assis, os artistas plásticos Bispo do Rosário, Waldomiro de Deus e Aleijadinho, bem como a figura de Zumbi dos Palmares.
Ubuntu, uma antiga palavra africana originária da língua zulu, significa algo como: “Sou o que sou graças ao que nós somos” ou, em outras palavras, “Eu só existo porque nós existimos”.
A exposição na Biblioteca pode ser vista até o dia 14 de dezembro. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e fica na Praça Comendador Müller, 172, no Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3461 9157.