Acompanhado de dez vereadores, o presidente da Câmara barbarense, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), esteve reunido com o prefeito Denis Andia (PV) para anunciar a devolução de R$ 1 milhão de parte dos recursos financeiros recebidos pelo Poder Legislativo à Prefeitura. A antecipação da devolução de parte do duodécimo atende a uma reivindicação do secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, e deve ser destinada a áreas prioritárias da Administração Municipal, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
A devolução de parte do duodécimo, que deve ser concretizada na segunda-feira (21), foi avalizada pela Diretoria Administrativo-Financeira e pela Controladoria da Câmara barbarense. “Considerando o atual quadro de pessoas deste Poder Legislativo, as economias realizadas nos contratos e despesas no presente exercício, não vislumbramos nenhum óbice nessa devolução antecipada, visto que esses recursos não serão utilizados no presente exercício”, afirmaram Vilson Vendramin Júnior e Alex Borges, respectivamente diretor Administrativo-Financeiro e diretor da Controladoria da Câmara. Eles destacam, ainda, que essas devoluções antecipadas já foram realizadas em exercícios anteriores.
Na reunião desta tarde no Paço Municipal, que contou com a presença da secretária municipal de Fazenda, Raquel Campagnol, e do secretário de Governo, Rodrigo Maiello, o prefeito Denis Andia agradeceu a sensibilidade e a iniciativa do presidente da Câmara, que contou com o apoio dos demais parlamentares.
Ele ressaltou que a antecipação da devolução desse recurso demonstra responsabilidade da Câmara com recursos públicos e se comprometeu a fazer bom uso desse montante, com respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda no encontro, o prefeito afirmou que os últimos anos foram difíceis para a economia e exigiram pulso firme dos gestores, destacando que, mesmo num período de crise, a dívida com fornecedores caiu pela metade desde 2013.
“Não poderia deixar de me sensibilizar com a atual situação da Prefeitura, que nos últimos anos tem sofrido com queda na arrecadação, e por isso autorizei esse repasse de maneira antecipada, uma vez que esse valor estava parado em caixa, sem a necessidade de esperar até o final do ano para que retornasse aos cofres da Prefeitura”, afirmou Kadu.
O presidente também agradeceu o apoio dos demais parlamentares, que entenderam a necessidade da antecipação da devolução. Além de Kadu, estiveram nesta tarde na Prefeitura os seguintes parlamentares: Alex Braga, o Alex Backer (PRB); Carlos Fontes (PSD); Celso Ávila (PV); Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS); Cláudio Peressim (Patriota); Felipe Sanches (PSC); Germina Dottori (PV); Isac Sorrillo (DEM); Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV); e Marcos Rosado (PR). Neste ano, o orçamento total da Câmara é de R$ 18,5 milhões.