A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (28), às 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, audiência pública para discussão sobre a gestão administrativa e a possibilidade de terceirização e concessão do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana) à iniciativa privada. A realização da audiência foi solicitada através de requerimento de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT).
Para a audiência foram convocados os diretores do DAE, representantes do Poder Executivo e de segmentos da sociedade civil, dos poderes constituídos e de órgãos institucionais que direta ou indiretamente tenham interesse na questão. “O debate visa buscar meios e alternativas para ajudar a administração na recuperação da autarquia e consequentemente o respeito ao bem público”, aponta Padre Sergio.
O parlamentar lembra que um projeto de mudança na lei orgânica do município, que permitiria a terceirização do DAE, foi protocolado pelo Poder Executivo no ano passado e acabou rejeitado pelos vereadores. “A imprensa local na época chegou a noticiar inclusive justificativas para uma possível privatização, salientando que as redes estão sucateadas e que mesmo com a invejável arrecadação lucrativa da autarquia, medidas para o aumento no investimento se faziam necessárias, com ações de curto, médio e longo prazo”, acrescenta o vereador.