Campinas registra dia mais quente de 2024 com temperatura de 37,2º C

Campinas (SP) registra dia mais quente do ano — Foto: Carlos Bassan/PMC

Campinas (SP) viveu nesta quinta-feira (26) o dia mais quente de 2024, com a temperatura alcançando os 37,2º C, segundo dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. A cidade enfrenta uma onda de calor, com apenas um dia entre 19 e 26 de setembro apresentando temperaturas abaixo dos 30º C. Para esta sexta-feira (27), a previsão é de uma máxima de 36º C.

O Cepagri indica que o dia começará com tempo firme e predominância de sol pela manhã, mas que haverá um aumento na cobertura de nuvens à tarde. A expectativa é que uma frente fria se aproxime do litoral paulista, trazendo umidade para a atmosfera e reforçando áreas de instabilidade, o que pode resultar em pancadas de chuva a partir do final da tarde de sexta. Contudo, não há previsão de chuvas volumosas ou bem distribuídas.

Além do calor intenso, a umidade relativa do ar (URA) também é uma preocupação. Nesta quinta, a URA caiu para 19,8% às 14h, retornando ao estado de emergência, que ocorre quando a umidade fica abaixo de 12%. Essa situação divide-se em três níveis: estado de atenção (URA entre 20% e 30%), estado de alerta (URA entre 12% e 20%) e estado de emergência (URA abaixo de 12%).

Os meteorologistas alertam que os ventos devem ganhar intensidade moderada a forte no final da sexta, e essa condição deverá persistir até a manhã do domingo (29).

Diante das condições climáticas extremas, a Defesa Civil recomenda reforço na hidratação, suspensão de atividades ao ar livre entre 10h e 16h e a evitação de aglomerações em ambientes fechados.



*Com informações do G1/Campinas.

Rolar para cima