O Cemitério do Campo, localizado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste comemora no dia 13 de julho de 2018, 150 anos desde a sua fundação. Ele é um marco vivo da única imigração em massa de estadudidenses para o Brasil e possui um valor histórico incalculável para a sociedade brasileira e para a nossa região.
Lá estão enterradas pessoas que contribuíram significativamente para o progresso econômico, social e educacional do Brasil, cujos resultados são colhidos até os dias de hoje.
A origem do Cemitério do Campo está atrelada com a imigração estadunidense promovida pelo governo monárquico brasileiro após a Guerra da Secessão nos Estados Unidos da América.
O Cemitério do Campo é o local onde se consolidou a 1ª Igreja Batista do Brasil (10/09/1871), a 1ª Igreja Metodista do Brasil (20/08/1871) e a 1ª Igreja Presbiteriana da Junta de Missões dos Estados Sulistas dos EUA no Brasil (26/06/1870). Lá estão enterradas personalidades importantes da imigração, como Col. William H. Norris, responsável pelo agrupamento na região da cidade da Americana; Joseph Witaker, que introduziu o cultivo da melância da variedade Cascavel da Georgia; Dr. Cícero Jones e Dr. Robert Cícero Norris, renomados médicos da nossa região da época e Jonh Dunn, o 1º fabricante e importador de implementos agrícolas.
Hoje em dia, o Cemitério do Campo é um local de visitação de turistas e estudantes do Brasil e do mundo, que desejam conhecer um pouco mais sobre o legado da única emigração da história dos EUA. Anualmente, a Fraternidade Descendência Americana realiza a Festa Confederada no local, preservando e divulgando a cultura estadunidense para milhares de visitantes.
Caso tenha interesse em visitar o Cemitério do Campo, entre em contato com a FDA pelo telefone (19) 3629-1800.